Finalmente, capturas de tela nas DMs do Instagram serão bloqueadas para mídias de visualização única. É o que a Meta promete fazer em breve, com a medida a princípio sendo pensada na proteção de adolescentes, ainda que seja necessária para proteger qualquer pessoa que porventura envie nudes pelas mensagens diretas do Insta.
Importante deixar claro que os prints não serão bloqueados de toda e qualquer direct, tampouco prints de fotos e vídeos compartilhados pelo envio padrão. O bloqueio das capturas de tela nas DMs existirá apenas na abertura de fotos e vídeos de visualização única — aquelas que só podem ser abertas uma vez e nunca mais.
Quem tentar tirar um print dessas imagens de visualização única não será penalizado, mas verá um aviso de que não é possível capturar ou gravar a mídia em questão. Isso vai valer tanto para o aplicativo no celular, quanto para a versão web do Instagram.
“Estamos constantemente trabalhando para melhorar as técnicas que usamos para identificar golpistas, remover suas contas e impedi-los de retornar. Quando nossos especialistas observam padrões em tentativas de sextortion, como certas semelhanças entre perfis de golpistas, treinamos nossa tecnologia para reconhecer esses padrões. Isso nos permite encontrar e agir rapidamente contra contas de sextortion e fazer um progresso significativo na detecção de golpistas novos e recorrentes”, declara a empresa. “Essas atualizações representam um grande passo à frente em nossa luta contra golpistas de sextortion, e continuaremos a desenvolver nossas defesas para ajudar a proteger nossa comunidade”, finaliza em comunicado.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.