Tecnologia

Com trabalho de Gilson Schwartz, virada discute inteligência artificial no Museu das Favelas e na USP

Drops de Jogos recebeu de Gilson Schwartz essas informações oficiais. Virada discute identidade e inteligência artificial no Museu das Favelas e na USP.

A propagação da inteligência artificial ameaça os direitos humanos, a diversidade cultural e a busca de identidades criativas. Esse é o ponto de partida de uma jornada de 24 horas de conversas e debate no Museu das Favelas e na USP nos dias 4 e 5 de maio de 2024.

A “virada” tem curadoria de Gilson Schwartz, professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e presidente do Instituto de Iconomia.

“Há uma tensão entre as humanidades e a digitalização sem freios que domina mentes e corações. É urgente identificar as falhas de conexão, questionar as linhas ideológicas herdadas pela tecnociência e furar as bolhas da rede que hoje define a própria cidadania”, afirma Schwartz.

O evento terá transmissão online a partir das 14 hs do sábado, dia 4 de maio, seguindo noite adentro no campus Butantã da USP e amanhecendo com oficinas de fotografia e grafite no Beco do Batman, na Vila Madalena. A maratona também marca o lançamento de uma plataforma de educação remota em parceria do Museu das Favelas com a USP, voltada para a profissionalização de jovens em áreas de criação, produção e exibição audiovisual, o “Quilombo Inteligente”. Com duração de um ano e patrocínio da Agência Universitária da Francofonia (AUF), as inscrições para as 100 vagas estarão abertas até o final de junho.

A “Noite das Ideias” vai girar em torno de práticas criativas que exploram as contradições e oportunidades aceleradas pelas pautas identitárias no contexto das transformações digitais contemporâneas. O evento reúne líderes do pensamento social, da ciência, tecnologia e inovação, da educação e das artes para compartilhar saberes e propostas.

O evento é gratuito e oferece créditos em “Moedas da Paz”. Cada participante ativa uma conta digital usada para apoiar projetos e causas ou transferir créditos para outros participantes.

A nova plataforma da USP vai hospedar cursos profissionalizantes e vai acolher a criação e a realização de projetos de alta intensidade tecnológica associados à promoção da diversidade cultural e aceleração da inclusão social em quilombos, comunidades tradicionais e territórios vulneráveis em todo o Brasil.

Inspirada em práticas colaborativas de comunidades tradicionais e invocando o espírito da quilombagem, a “Noite das Ideias” no Museu das Favelas e na USP consagram a multiplicação dialógica a favor da interculturalidade, da saúde e do bem-viver.

O “Museu das Favelas” é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, gerida pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, que desde novembro de 2022 oferece ao público uma extensa programação com exposições, atividades artísticas e educativas, uma biblioteca especializada em autores e temáticas periféricas, além de um amplo espaço de convivência no jardim. A entrada é gratuita. O Museu, que fica localizado no Palácio dos Campos Elíseos (Av. Rio Branco, 1269 – SP) e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, com permanência até as 18h.”

Noite de Ideias – Identidades x Inteligências: Artificiais

Inscrições Gratuitas

04 de maio de 2024

– Museu das Favelas, 14 hs às 21 hs (entrada até 18 hs)

– Cidade do Conhecimento, USP, 23 hs às 5 hs

05 de maio de 2024

– Espaço Contaminado e Galeria A7MA, Beco do Batman, Vila Madalena, a partir das 5 hs

– Cidade do Conhecimento, USP, 11 hs às 14 hs

Mais informações e inscrições: https://doity.com.br/noite-das-ideias ou noitedeideias2024iconomia@gmail.com

Gilson Schwartz. Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!