Já disponível em pré-venda, livro "Primeiro Contato", que resgata a história dos computadores e videogames no Brasil, será lançado na Gamescom Latam - Drops de Jogos

Já disponível em pré-venda, livro “Primeiro Contato”, que resgata a história dos computadores e videogames no Brasil, será lançado na Gamescom Latam

Em pré-venda, obra será lançada na Gamescom Latam, no estande da Editora Europa, com a presença do autor para sessões de autógrafo e gravações de podcasts.

Drops recebeu informações oficiais.

Entre os anos 1980 e 2000, uma geração de brasileiros desbravou o mundo dos computadores e jogos eletrônicos, mesmo sem acesso direto aos circuitos do Vale do Silício e outras indústrias internacionais. Enquanto os Estados Unidos e o Japão se consolidavam como potências tecnológicas, o Brasil desenvolvia uma cena própria — muitas vezes improvisada, clandestina e ousada.
É essa história que o jornalista e pesquisador Henrique Sampaio reconstrói em Primeiro Contato, livro-reportagem baseado no aclamado podcast de mesmo nome, lançado em 2021. A obra traz uma narrativa que costura eventos históricos do Brasil com a jornada de empresários, artistas, programadores e comunicadores que fizeram parte da formação da cultura digital brasileira.
Com rigor jornalístico e uma escrita envolvente, o livro narra a explosão do mercado de informática no Brasil, impulsionado pelo trabalho da Brasoft. Além de resgatar essa história de ascensão e queda, Primeiro Contato explora:
as crises econômicas e políticas do Brasil pós-ditadura;
 
o universo das feiras de informática dos anos 90;
as revistas que entupiam as bancas de jornal de CD-ROMs;
 

as tretas de bastidores do mercado de games de PC;

as primeiras localizações e dublagens de games no Brasil;

 a onda de pânico moral que levou à proibição de jogos violentos no final dos anos 90;
 o nascimento da indústria brasileira de games
e dezenas de outras histórias fascinantes!
O livro expande o conteúdo do podcast com informações atualizadas, referências bibliográficas, dois artigos adicionais – um deles, inédito, a ser publicado em julho na revista norte-americana ROMchip – e mais de 100 imagens e documentos. 
pré-venda está sendo realizada no site do autor e no site da Editora Europa. Comprando com o autor, além de um desconto, é possível optar por ter o livro autografado.
Este não é um livro de nostalgia. É um documento de quem viveu — e resistiu — à margem da revolução digital.

Sobre o livro:

  • Título: Primeiro Contato: como os computadores e games entraram nos lares dos brasileiros
  • Autor: Henrique Sampaio

O autor estará disponível durante a Gamescom Latam para entrevistas e gravações de podcasts e transmissões.

Sobre o autor:

Henrique Sampaio é designer e jornalista com 20 anos de carreira na cobertura de games e tecnologia. Ele é autor da série documental em podcast Primeiro Contato, que resgata histórias esquecidas sobre a relação dos brasileiros com computadores, videogames, internet e comunidades online. Seu trabalho se destaca por uma perspectiva crítica e pela contextualização histórica, política, econômica e social da tecnologia, dos jogos e da cultura digital no Brasil. Atuando desde 2005, Rique, como é mais conhecido, foi co-fundador do site Overloadr e já teve trabalhos publicados nos jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, nos portais UOL, Terra e iG e em revistas, incluindo Nintendo World, EGM Brasil e Mundo Estranho, da Ed. Abril.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments