O ChatGPT mal caiu nas graças do usuário comum e já tem motivos de sobra para “arrancar os cabelos”. É que começou a chegar ao Brasil o Meta AI, assistente de inteligência artificial da empresa de Mark Zuckerberg, que é integrado ao WhatsApp, ao Instagram e ao Facebook — alguns dos apps mais populares por aqui, diga-se de passagem.
Lançado na verdade na quarta-feira (9), o recurso vem sendo liberado gradativamente em seis países, além do nosso. Assim que estiver disponível para você, um novo ícone azul será exibido nos aplicativos da Meta, por onde será possível interagir com o que já vem sendo apelidado de “rival do ChatGPT”.
Tal qual seu rival lançado pela Open AI em 2022, o Meta AI responde perguntas, realiza tarefas simples e dá aquela mãozinha para agilizar sua vida quando você precisar. Vale frisar que IAs do tipo não são as melhores saídas para realizar um trabalho criativo — como a elaboração de uma redação, por exemplo —, uma vez que a maior vantagem da IA está na coleta de informações internet afora, na análise de tudo isso em uma fração de segundos, e na síntese de tudo aquilo.
Ou seja: a IA pode ser seu braço direito para que você economize tempo (e “fusível”!) em uma pesquisa densa, ou ainda para transcrever áudios, bem como para reunir dados rapidamente; mas não é capaz de criar, de fato, nada. Trata-se de uma auxiliar e tanto para o dia a dia, e não uma substituta para um trabalho autoral.
Outros usos interessantes de IAs do tipo são tarefas como se aprofundar rapidamente em tópicos que poderiam exigir horas e horas de pesquisa, tirar dúvidas rápidas sobre os mais diversos tópicos do dia-a-dia, reescrever textos com outro tom ou finalidade, ajudar na priorização de atividades e também para sugerir ideias para aqueles momentos de “branco” mental.
A novidade entra em vigor junto à nova política de privacidade da Meta, que explicita a coleta de dados dos usuários que usarem a Meta AI, com o objetivo de treinar a própria ferramenta. Por enquanto, o site meta.ai ainda não tem informações em português ou sobre quando o assistente estará funcionando no Brasil a todo vapor. Tudo o que vemos é a informação de que o Meta AI ainda não está disponível por aqui.
A empresa espera que seu novo assistente seja o mais popular de todo o mundo até o final de 2024. Para atingir este objetivo, a Meta tem, então, pouco mais de dois meses para fazer o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, comer poeira. Vamos acompanhar…
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.