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As equipes do Phoenix Suns e do Milwaukee Bucks deram um show nas finais do campeonato da NBA (National Basketball Association, principal liga de basquete do mundo), que os fãs do esporte puderam desfrutar em uma inédita experiência online, a NBA House Virtual 2021.
A plataforma, imersiva e interativa, leva para o universo digital a experiência da NBA House, complementando e democratizando o evento que acontece durante as finais da liga. Como a pandemia e os protocolos de distanciamento fizeram com que a versão 2020 da NBA House física fosse cancelada, tornou-se importante trazer um evento deste porte para dentro de um ambiente virtual. A direção, design e desenvolvimento do projeto foram feitos pela Umantech e a VRGlass, empresas brasileiras de soluções imersivas.
Em uma iniciativa inédita promovida pela liga com exclusividade para os fãs brasileiros, a casa proporcionou uma verdadeira imersão ao mundo da bola laranja, trouxe toda a experiência de um pré-jogo e recebeu muitas lendas do basquete mundial, como Manu Ginóbili, Toni Kukoc, Janeth Arcain e Tony Parker. Foram 20 dias de portas abertas, sete de streaming, cerca de 70 convidados, quase 200 vídeos e mais de 60 horas de live, com visitas de mais de 2 mil cidades de todos os estados do país, gerando cerca de 1 milhão de interações nas redes sociais.
Tudo na nuvem
O projeto começou a ser delineado há pouco menos de um ano e foi construído sobre a plataforma Virtual.Town, desenvolvida pela VRGlass para automatizar a criação de eventos online utilizando a imersão 3D e 360 como diferencial para conseguir engajamento e uma experiência diferenciada de marca. A principal inovação é que tudo roda 100% no browser, sem a necessidade de download de aplicativos. E, o acesso é multi-device e responsivo, rodando tanto em browsers desktop quanto em smartphones IOS e Android.
É a primeira plataforma que oferece este conjunto de funcionalidades e permite a interação multiplayer em tempo real com avatares.
“Apostamos que a internet caminha rapidamente para se tornar um ambiente tridimensional. E nele, assim como nos jogos, avatares são formas extremamente eficazes de viabilizar as interações com conteúdo, informação e aprendizado”, afirma Eliza Flores, sócia-diretora da Umantech.
Segundo Ohmar Tacla, fundador da VRGlass, “concebemos um novo modelo de eventos online, conectando as pessoas de uma maneira mais efetiva e diferenciada, onde o espectador deixa de ser passivo. Isto é especialmente importante em tempos de pandemia, pois podemos trazer de volta o que é mais legal em eventos, as interações entre pessoas.”
O acesso e as atrações são gratuitos, mas, para desbloquear conteúdos especiais e itens virtuais, é preciso juntar moedas através de uma série de atividades gamificadas
A plataforma traz funcionalidades como customizador de avatares e uma cidade 3D multiplayer com auditório, arena, museu, vestiário, lojas, bares, praça de alimentação e quadras para jogos de arremesso de basquete, onde os participantes podem competir entre si enquanto conversam por chat e escutam uma rádio online.
Ao navegar na plataforma, os internautas encontram prêmios escondidos, respondem trivias e acumulam moedas, que podem ser trocadas por ingressos para assistir aos jogos ou roupas virtuais para seu avatar. Os usuários com maior pontuação passam a fazer parte do ranking e concorrem a uma premiação diária de vale-compras na loja da NBA dentro da Netshoes.
Através do Avatar Shop, os personagens 3D dos visitantes podem se vestir com peças iguais às da loja física da NBA, assim como ítens patrocinados pela Budweiser, Nescau, Gatorade e Subway, patrocinadores do evento.
A partir destes balizadores, a Umantech criou e produziu o visual da plataforma, desde a interface com o usuário até os ambientes e avatares. “O grande desafio técnico foi entregar o conjunto de assets 3D criados e executados para terem pouquíssimo peso, já que a transmissão de informação é um fator crucial para a qualidade da experiência”, explica Eliza Flores.
Sobre a Umantech – Empresa multidisciplinar que combina o melhor do design, da tecnologia e da comunicação na construção de soluções para ambientes planos (telas) e imersivos (XR). Fundada em 2015, tem como sócios Maria Eliza Flores e Andre Sernaglia. Seu portfólio conta com premiações internacionais como Cannes, Ouro em Mobile, 2017; com case para a Faber-Castell; Cannes, Direct e Effie Awards, Varejo, ambos Ouro em 2019 para Burguer King e Cannes, Ouro em Pharma 2018 para a vacina VR.
Sobre a VRGlass – Empresa de Realidade Estendida que desde 2011 já entregou mais de 200 projetos imersivos para marcas como Adidas, Coca-Cola, Hershey’s e Universal Music.
Foi acelerada pela Oracle, Samsung e Grupo WPP.
É criadora de uma plataforma SAAS chamada Virtual.Town, um construtor de mundos virtuais 3D multiplayer com avatares e ferramentas para uso em eventos, entretenimento, compras e treinamentos imersivos.
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