A Qualcomm anunciou, durante a CES, (Consumer Electronic Show) 2017, seu mais recente processador, o Snapdragon 835. Poderoso, o chip é o primeiro recurso anunciado com medida de 10 nanômetros, um tamanho equivalente a 0,000001 cm, processamento com núcleo octa-core e velocidade de até 2,45 GHz.
"Ainda é um pouco prematuro dizer que vai substituir completamente laptops e PCs, mas já é definitivamente complementar", afirmou Cisco Cheng, diretor de marketing da Qualcomm. O executivo explicou que recursos pesados como edição de vídeo, tratamento de imagens e games mais recentes, que exigem processamento parrudo como mo de PCs, rodarão no Snapdragon 835, o que certamente fazer o público pensar em trocar de dispositivo.
Os primeiros equipamentos anunciados para rodar no novo processador são os óculos de realidade aumentada R-8 e R-9, projetos similares ao HoloLens da Microsoft, criados pela empresa ODG, que se utilizam do sistema “Reticle OS,” baseado no Android 7.0 Nougat.
As apostas sobre o primeiro mobile a vir equipado com o 835 recaem, no momento, sobre o Galaxy S8, da Samsung, mas é possível que outras empresas, inclusive a própria Microsoft, que pretede migrar seus softwares corporativos para o novo sistema, optem pelo uso em sua linha de celulares.