Drops de Jogos recebeu informações oficiais. Parceria entre NIC.br, IX CDE e BR Digital amplia integração entre redes do Brasil e Paraguai.
O novo Ponto de Interconexão (PIX) em Foz do Iguaçu, no Paraná, localizado no datacenter da BR Digital, faz o IX.br (Brasil Internet Exchange) expandir sua presença na região, atraindo a participação de mais redes. Este PIX soma-se ao já existente no Parque Tecnológico Itaipu, que teve sua capacidade ampliada com a instalação de equipamentos de rede com portas de 100 Gbps. Esta novidade é complementada pela parceria inédita com o IX CDE em Ciudad del Este, que passou a oferecer aos seus membros transporte gratuito para o IX.br em Foz do Iguaçu, fortalecendo o ecossistema da Internet na região.
“O IX.br, maior conjunto de Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTT) do mundo, continua a expandir sua presença com novos PIXs, agora na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. O novo PIX, localizado em um datacenter mais próximo da região central de Foz do Iguaçu, oferece maior facilidade de acesso e integração entre as redes, o que na prática beneficia tanto os Sistemas Autônomos quanto seus usuários, contribuindo para uma Internet mais veloz, eficiente, resiliente e de menor custo”, pontua Milton Kaoru Kashiwakura, diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.
Os participantes do IX CDE interessados em participar também do IX.br de Foz do Iguaçu podem utilizar uma porta compartilhada com capacidade inicial de 10Gbps na modalidade CIX.
“A iniciativa de levar Sistemas Autônomos (AS) do Paraguai ao IX.br de Foz de Iguaçu representa um avanço significativo para a região. Esta parceria fortalece não apenas a infraestrutura da Internet no Paraguai, mas também fomenta a integração digital entre nossos países, promovendo uma Internet mais robusta e resiliente para todos”, considera Sandro Furlanetto Eggert, presidente do IX CDE.
Vander Furmaniak, vice-presidente comercial da BR Digital, também ressaltou a importância da iniciativa. “A BR Digital, comprometida com o desenvolvimento da região, contribui de diversas maneiras. Isso inclui investimentos em infraestrutura de fibra óptica, colaboração com o IX.br para facilitar a adesão de novos participantes e suporte técnico, além de promover o IX.br como um ponto de encontro para operadoras de Internet e provedores de serviços. Essa colaboração é essencial para fortalecer a conectividade e o desenvolvimento econômico na tríplice fronteira, beneficiando a população local e os países envolvidos.”
20 anos IX.br
O sistema IX.br é responsável por implantar e promover a infraestrutura para a interligação metropolitana direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil. Ao longo dos últimos 20 anos, tem aprimorado a qualidade da conectividade para os brasileiros. Atualmente, é o maior conjunto de Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTT) do mundo, estabelecendo recordes sucessivos de troca de tráfego nas 36 localidades onde está presente. Em 31 de julho, registrou um total agregado de 37 Tbit/s. Saiba mais sobre a história do IX.br: https://ix.br/noticia/releases/ix-br-completa-20-anos-com-papel-de-destaque-no-aprimoramento-da-internet-no-pais.
Sobre o IX.br
O Brasil Internet Exchange (IX.br) é uma iniciativa do CGI.br e do NIC.br que visa à instalação e operação de Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTTs) e provê a infraestrutura necessária para a interligação local direta dos Sistemas Autônomos (ASs) que compõem a Internet. O IX.br colabora para reduzir os custos e melhorar o desempenho das redes participantes e de toda a Internet, seguindo a definição da Internet eXchange Federation. A iniciativa já abrange mais de 30 Internet Exchanges independentes, distribuídos pelas cinco regiões do País. Mais informações em: https://ix.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.