Tecnologia

Perfis-bot gerados por IA da Meta, do Facebook, não estão sendo bem recebidos

No mês de setembro de 2023, a Meta fez um grande negócio com seus novos chatbots de IA que usavam a semelhança de celebridades: todos, de Kendall Jenner a MrBeast, se alugaram para incorporar personagens de IA no Instagram e no Facebook.

Bots baseados em celebridades foram eliminados recentemente, depois de menos de um ano, mas os usuários recentemente encontraram um punhado de outros perfis de bots totalmente falsos ainda circulando — e a reação não é boa.

Outro ponto de indignação é que não parece haver uma maneira de bloquear os bots pelos canais típicos: a opção de bloquear ou restringir os perfis está ausente.

Muitos dos bots de IA não compartilham novos conteúdos em sua grade desde o início de 2024, e não está claro como (ou se) os usuários têm encontrado e interagido com esses perfis no ano passado.

Na semana passada, o Financial Times relatou que a Meta prevê um futuro em que as plataformas de mídia social estão cheias de bots de IA.

“Esperamos que essas IAs realmente, com o tempo, existam em nossas plataformas, mais ou menos da mesma forma que as contas”, disse Connor Hayes, vice-presidente de produto para IA generativa na Meta.

“Elas terão biografias e fotos de perfil e poderão gerar e compartilhar conteúdo alimentado por IA na plataforma… é para onde vemos tudo isso acontecendo”.

Mas a Meta confirmou que os perfis de bots existem desde 2023, como parte de um experimento inicial que foi “gerenciado por humanos”.

“O artigo recente do Financial Times foi sobre nossa visão para personagens de IA existentes em nossas plataformas ao longo do tempo, não anunciando nenhum produto novo”, disse a porta-voz da Meta, Liz Sweeney, ao The Verge em um e-mail.

Sweeney disse que a empresa identificou o bug que estava afetando a capacidade dos usuários de bloquear as contas e que os perfis estão sendo removidos para corrigir o problema.

A ideia de inundar propositalmente as mídias sociais com bots é ridícula à primeira vista, mas está alinhada com a forma como a Meta promoveu ferramentas de IA generativas.

Qualquer pessoa nos EUA pode criar um chatbot de si mesma , com a ideia de que os usuários podem enviar seus bots em seu lugar para conversar com os seguidores.

Serviços de chatbot como o Character.ai se popularizaram no ano passado com pessoas que procuravam um amigo digital ou apenas uma maneira de passar o tempo — mas as empresas de IA também estão enfrentando processos judiciais acusando-as de colocar usuários em perigo, incluindo crianças.

Com informações da reportagem do The Verge.

Meta. Foto: Divulgação

Drops de Jogos

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!