Tecnologia

75% dos professores dizem que a falta de curso dificulta a adoção de tecnologias, diz nova pesquisa

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

O Drops de Jogos teve acesso antecipado à pesquisa TIC Educação 2022. Com o retorno das atividades majoritariamente presenciais, quais as condições de acesso, uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas de Ensino Fundamental e Médio brasileiras? É essa pergunta que tenta responder o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Vamos aos principais pontos que vimos na pesquisa na leitura do relatório.

  • 75% dos professores dizem que a falta de curso dificulta a adoção de tecnologias na educação;
  • 50% dos professores utilizam aplicativos de mensagem instantânea par atirar dúvidas dos alunos;
  • 63% das escolas de Ensino Fundamental e Médio possuem computador para uso dos alunos;
  • 80% das escolas de Ensino Fundamental e Médio conectadas possuem acesso à Internet disponível para uso dos alunos em ao menos um dos espaços escolares;
  • Nas escolas municipais, a disponibilidade de acesso à Internet na sala de aula passou de 43%, em 2020, para60% em 2022;
  • Segundo a edição 2020 da pesquisa TIC Educação, 5% das escolas estaduais possuíam sala de recursos de robótica.

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Educação e tecnologia. Foto: FGV

Por que é necessário saber sobre uso de tecnologias em escolas nacionalmente no Brasil no Drops de Jogos? Porque é o contato com o computador uma das portas de entrada para o mercado de games.

Pesquisa realizada desde 2010, a TIC Educação tem o objetivo de investigar a disponibilidade de tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio e o seu uso e apropriação por estudantes e educadores.

Na edição de 2022, foram realizadas presencialmente, entre outubro de 2022 e maio de 2023, 10.448 entrevistas em 1.394 escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e particulares. Ao todo, os pesquisadores ouviram 959 gestores escolares, 873 coordenadores,1.424 professores e 7.192 alunos.

A apresentação dos dados da pesquisa foi conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao CGI.br.

Veja a apresentação dos dados da pesquisa acima.

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Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

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