A Sony comunicou durante sua palestra na GDC 2016 que o óculos de realidade virtual PlayStation VR chega ao mercado em outubro desse ano, ao preço de US$ 399. Com o anúncio, a empresa dá uma rasteira nos dispositivos concorrentes Oculus Rift e HTC Vive, que foram recentemente anunciados com valores estipulados em US$ 599 e US$ 799, respectivamente. O preço sugerido, no entanto, aparentemente não inclui a PlayStation Camera, equipamento necessário para jogar com o óculos, disponível a US$ 44 no site da Amazon.
Ao longo da apresentação, a Sony informou detalhes sobre o funcionamento do produto como a possibilidade de jogar com outras pessoas por meio do sistema de multiplayer local denominado Social Screen e o uso da PlayStation Camera na captação de outros usuários com controles Move ou DualShock, entre outras novidades. A empresa destacou o campo de visão do novo equipamento, com 100 graus de angulação, padrão equivalente ao indicado nos concorrentes e superior ao espectro do Gear VR, com 96 graus de visualização.
O PSVR irá funcionar a uma taxa de atualização de 120Hz em uma tela OLED de 5,7" operando a 1920 × 1080, demonstram outras informações técnicas apresentadas. Uma característica singular que deve chamar a atenção dos gamers é a solução encontrada para o Screen Door Effect (SDE), a visualização de linhas escuras entre os pixels, presente em todos os modelos de óculos VR. A empresa afirma ter reduzido drasticamente o efeito, por meio de um truque que distribui subpixels em RGB na composição da tela.
Considerando o preço apresentado e a base instalada de 36 milhões de PS4 prontos para receber o dispositivo, a Sony deve ter um ótimo retorno com o lançamento do aparelho e dos games com essa tecnologia. Vale lembrar que mais de 250 estúdios de games ao redor do mundo já tiveram acesso ao kit de desenvolvimento da Sony para VR, o que deve sugerir muitos novos lançamentos para o sistema.
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Com informações do site TechCrunch