Em um momento em que várias ferramentas de desenvolvimento de games estão se tornando gratuitas ou flexibilizando seus modelos de negócios para alcançar os desenvolvedores indies ao redor do mundo – e fazendo a alegria de produtores nacionais – chama a atenção o projeto do professor universitário William Wolff, da PC-PR, que criou e disponibilizou uma engine 3D para criação de jogos digitais. O professor falou com exclusividade ao Drops de Jogos sobre a criação da ferramenta e suas motivações, que vão muito além da produção de jogos nacinais, no que ele denomina como a necessária criação de capital intelectual para o país.
"A idéia surgiu da necessidade de ensinar conceitos envolvidos na construção de Engines para jogos, somado a uma necessidade pessoal de separar um projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)", iniciou Wolff na entrevista, explicando que o projeto teve início em 2013, mas é fruto de 15 anos de expertise pessoal com montagem e desconstrução de engines diversas. "A INS3D não surgiu para um publico específico e nem para competir por um espaço no mercado de Engines e Jogos, mas sim para preencher um 'vazio' que persiste no Brasil relativo ao desenvolvimento de aplicações 3D em geral. O fato é que se compararmos o mercado internacional, nunca o cenario brasileiro será respeitado como deveria, pois não gera tecnologia de base, apenas a consome. Não é a toa que os países que fazem isto – investir em tecnologia de base, são justamente os paises que mais movimentam o mercado de jogos", analisa, ciente da responsabilidade de aprimorar nossa produção intelectual.
Para o professor, desde a sua concepção a Insane Engine 3D vai na direção totalmente oposta a engines de mercado com um propósito diferente: "O público da INS3D é mais voltado para pessoas com vontade de aprender a desenvolver em 3D – incluindo jogos – do que pessoas desenvolvendo jogos com funcionalidades prontas e workflows específicos, ou seja, está voltado para pessoas interessadas em gerar capital intelectual e consecutivamente novos produtos e jogos", afirmou. No mercado internacional o desenvolvimento destas tecnologias é fator decisivo para a competitividade e inovação, seja na produção de Jogos ou sistemas diversos, e o grande desafio, acredita Wolff, é este equilíbrio entre o uso de uma ferramenta de mercado ou do que denomina "in-house engine". "A INS3D está literalmente 'dissecando o sapo' e disponibilizando de uma forma aberta o material para que desenvolvedores e programadores possam potencializar seus projetos e desenvolver suas proprias soluções, sem consumir algo já concebido", observou. "Trocando em Miúdos a Insane Engine 3D procura apoiar o desenvolvedor no seu aprendizado e desenvolvimento, e não tentar substituí-lo".
O projeto pretende, desde sua concepção, como explicou, buscar novos meios para se desenvolver algo e não necessariamente fazer frente a coisas já existentes. "Tanto é que o símbolo da Engine é um Motor, ou seja, o núcleo que faz o carro andar e não o carro pronto", comentou. "Ferramentas como Unity e Unreal, na minha opinião, já são mais como softwares de autoria – onde tem tudo prontinho para o desenvolvimento de um jogo desde a concepção até a distribuição – do que uma engine propriamente dita, e não tenho o proposito de competir com isto", declarou. "Pelo menos não ainda".
Embora possa parecer que o sistema é totalmente gratuito, o professor explica que a Insane Engine 3D é OpenSource e Multiplataforma e pode ser integrada em qualquer projeto, mas não é de graça. "Na minha concepção o valor de um software está muito relacionado à importância que ele tem para o desenvolvedor e os resultados provindos da utilização dele, portanto o projeto visa ter lucro apenas quando a pessoa/empresa que o utilizou tiver lucro também, e é este o modelo que a INS3D adota: use a vontade e venda a vontade, se tiver lucro, queremos a nossa parte de acordo com este total". O site da Engine apresenta os parâmetros de licenciamento que podem ser obtidos para uso e comercialização.
William Wolff ainda informa que recentemente foi criado o Insane 3D Programmers, grupo público no Facebook para os desenvolvedores e também uma Pagina de divulgação das atualizações e projetos com o sistema.
Confira o vídeo de apresentação do projeto:
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