Categories: Tecnologia

Professor universitário de Curitiba cria nova engine 3D para programadores de jogos

Em um momento em que várias ferramentas de desenvolvimento de games estão se tornando gratuitas ou flexibilizando seus modelos de negócios para alcançar os desenvolvedores indies ao redor do mundo – e fazendo a alegria de produtores nacionais – chama a atenção o projeto do professor universitário William Wolff, da PC-PR, que criou e disponibilizou uma engine 3D para criação de jogos digitais. O professor falou com exclusividade ao Drops de Jogos sobre a criação da ferramenta e suas motivações, que vão muito além da produção de jogos nacinais, no que ele denomina como a necessária criação de capital intelectual para o país.

"A idéia surgiu da necessidade de ensinar conceitos envolvidos na construção de Engines para jogos, somado a uma necessidade pessoal de separar um projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)", iniciou Wolff na entrevista, explicando que o projeto teve início em 2013, mas é fruto de 15 anos de expertise pessoal com montagem e desconstrução de engines diversas. "A INS3D não surgiu para um publico específico e nem para competir por um espaço no mercado de Engines e Jogos, mas sim para preencher um 'vazio' que persiste no Brasil relativo ao desenvolvimento de aplicações 3D em geral. O fato é que se compararmos o mercado internacional, nunca o cenario brasileiro será respeitado como deveria, pois não gera tecnologia de base, apenas a consome. Não é a toa que os países que fazem isto – investir em tecnologia de base, são justamente os paises que mais movimentam o mercado de jogos", analisa, ciente da responsabilidade de aprimorar nossa produção intelectual.

Para o professor, desde a sua concepção a Insane Engine 3D vai na direção totalmente oposta a engines de mercado com um propósito diferente: "O público da INS3D é mais voltado para pessoas com vontade de aprender a desenvolver em 3D – incluindo jogos – do que pessoas desenvolvendo jogos com funcionalidades prontas e workflows específicos, ou seja, está voltado para pessoas interessadas em gerar capital intelectual e consecutivamente novos produtos e jogos", afirmou. No mercado internacional o desenvolvimento destas tecnologias é fator decisivo para a competitividade e inovação, seja na produção de Jogos ou sistemas diversos, e o grande desafio, acredita  Wolff, é este equilíbrio entre o uso de uma ferramenta de mercado ou do que denomina "in-house engine". "A INS3D está literalmente 'dissecando o sapo' e disponibilizando de uma forma aberta o material para que desenvolvedores e programadores possam potencializar seus projetos e desenvolver suas proprias soluções, sem consumir algo já concebido", observou. "Trocando em Miúdos a Insane Engine 3D procura apoiar o desenvolvedor no seu aprendizado e desenvolvimento, e não tentar substituí-lo".

O projeto pretende, desde sua concepção, como explicou, buscar novos meios para se desenvolver algo e não necessariamente fazer frente a coisas já existentes. "Tanto é que o símbolo da Engine é um Motor, ou seja, o núcleo que faz o carro andar e não o carro pronto", comentou. "Ferramentas como Unity e Unreal, na minha opinião, já são mais como softwares de autoria – onde tem tudo prontinho para o desenvolvimento de um jogo desde a concepção até a distribuição – do que uma engine propriamente dita, e não tenho o proposito de competir com isto", declarou. "Pelo menos não ainda".

Embora possa parecer que o sistema é totalmente gratuito, o professor explica que a Insane Engine 3D é OpenSource e Multiplataforma e pode ser integrada em qualquer projeto, mas não é de graça. "Na minha concepção o valor de um software está muito relacionado à importância que ele tem para o desenvolvedor e os resultados provindos da utilização dele, portanto o projeto visa ter lucro apenas quando a pessoa/empresa que o utilizou tiver lucro também, e é este o modelo que a INS3D adota: use a vontade e venda a vontade, se tiver lucro, queremos a nossa parte de acordo com este total". O site da Engine apresenta os parâmetros de licenciamento que podem ser obtidos para uso e comercialização.

William Wolff ainda informa que recentemente foi criado o Insane 3D Programmers, grupo público no Facebook para os desenvolvedores e também uma Pagina de divulgação das atualizações e projetos com o sistema.

Confira o vídeo de apresentação do projeto:

 

 

Kao Tokio

Posts Recentes

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!