Psicólogos usam RPG para motivar melhora no comportamento de jovens

“O menino fez o trabalho um mês antes do prazo”, comentou o psicólogo.

  • por em 25 de julho de 2018
Imagem: Frame de YouTube

 
Um grupo de profissinais de São Paulo está utilizando aventuras de RPG de mesa para motivar jovens e adolescentes a melhorarem seu comportamento e suprirem necessidades em sua formação pessoal.
 
Em parceria com Túlio Andrade e Miguel Bunge, o psicólogo Germano Henning vem realizando sessões de terapia de grupo onde os jogadores-participantes devem realizar feitos heróicos também fora do jogo, fortalecendo aspectos que precisam ser aperfeiçoados na vida pessoal.
 
Um exemplo está na mudança de postura de um atendido que procrastinava a entega de lições e trabalhos escolares. Para conseguir maior pontuação no jogo, o rapaz deveria se comprometer a entregar as lições o quanto antes.
 
“O menino fez o trabalho um mês antes do prazo. A mãe dele até ligou para saber o que estava acontecendo”, comentou o psicólogo. Outros exemplos sugerem que a iniciativa funciona no auxílio às necessidades dos jovens.
 
Com as recompensas imaginárias no jogo, os participantes encontram motivação para melhorar em vários sentidos na vida. “Eles ficam extremamente motivados. Alguns têm dificuldade, mas a grande parte dos meninos cobra dos pais para marcar um ‘x’ na folha de atividades que enviamos para casa”, explicou o profissional.

 
Fonte: Hyperscience
 
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Tecnologia