Tecnologia

Ringo: Beatles foram cautelosos com uso de inteligência artificial

Ringo Starr disse que os Beatles foram cautelosos ao usarem inteligência artificial na música “Now and Then“. Lançada em 2023, a faixa contou com a tecnologia para trazer novamente as presenças de John Lennon e George Harrison.

Entretanto, antes mesmo de “Now and Then”, Ringo e Paul McCartney já haviam pensado em utilizar a inteligência artificial na produção de outra música: “Free As a Bird“. Acabou que a ideia não vingou: “Não nos interessamos muito porque não soava como John, e George ficou um pouco farto“, afirmou o baterista à Music Week.

Sobretudo, foi com a ajuda de Peter Jackson que a dupla conseguiu achar um meio-termo e criar o que hoje é tida como a “última música dos Beatles”. Sobre o resultado, Ringo comentou: “Mas o lado bom é a maneira como o usamos em ‘Now And Then’. Deus sabe para onde ele vai.”

Vale mencionar, porém, que o músico britânico ainda enxerga receios quanto a tecnologia, dizendo sentir “um pouco de medo” sobre o uso de I.A. “Qualquer um que saiba como usá-lo pode roubar você. Se eles tocarem apenas cinco das minhas músicas no computador, a IA pega tudo e conhece cada movimento vocal meu. Eles podem me fazer cantar qualquer coisa e soará como eu, porque é tirado da minha personalidade“, complementou.

Com informações da AlphaFM.

Foto: Wikimedia Commons

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!