Tecnologia

Roblox apresenta sua IA para acelerar a criação 3D

Drops de Jogos recebeu informações oficiais da aplicação. Roblox apresenta IA para acelerar a criação 3D. Confira detalhes dessa inteligência artificial abaixo.

Hoje na GDC em San Francisco, a Roblox, uma plataforma global imersiva voltada para comunicação e conexão, anunciou o Configurador automático de avatar e o Gerador de texturas – duas novas tecnologias criadas para simplificar e acelerar a criação de conteúdo 3D, construídas a partir da inteligência artificial (IA) da Roblox. As novas ferramentas ajudam os criadores a iterar e escalar mais rapidamente, eliminando etapas demoradas de configuração de avatar e texturização, o que reduz o tempo gasto em horas ou até mesmo dias e elimina a necessidade de dominar essas etapas.

  • O Configurador automático de avatar simplifica o processo de criação de avatares, convertendo automaticamente uma malha de corpo 3D em um avatar vivo e animado pronto para os usuários adotarem. Com apenas um clique, o Configurador automático irá criar a rig, a gaiola e fazer o processo de skinning de modelos 3D, concluindo um processo que costumava levar dias em apenas alguns minutos. O lançamento alfa inicial tem o objetivo de fornecer esse fluxo de trabalho para criadores no Roblox Studio e eliminar horas de trabalho manual.

  • O Gerador de texturas permite que os criadores usem entradas de texto para mudar rapidamente a aparência de objetos 3D. Com o Gerador de texturas, os criadores podem criar protótipos rápidos de novos visuais para sua experiência, trazer facilmente novas texturas à vida e otimizar fluxos de trabalho. Por exemplo, se um criador pedir para criar uma textura para um baú de tesouro de madeira 3D, o Gerador de texturas criará uma textura que realça os cantos afiados do baú e leva em consideração características como as tábuas de madeira e a fechadura. Alternativamente, um criador pode facilmente gerar várias versões de um ativo em várias cores e texturas, como construir troféus de ouro, prata e bronze.

“Na GDC, estamos apresentando novas tecnologias e oportunidades para criar, escalar e monetizar na plataforma como apoio à nossa visão de empoderar a criação de qualquer coisa, em qualquer lugar, por qualquer pessoa,” disse Nick Tornow, vice-presidente de engenharia de criadores da Roblox. “Nossas novas tecnologias de IA ajudam qualquer pessoa, desde um desenvolvedor independente até um estúdio de jogos profissional, a criar rapidamente conteúdo rico e cativante na plataforma Roblox – levando-os da ideia à realidade compartilhada mais rápido do que nunca. Com essas ferramentas, os criadores podem se concentrar mais em processos criativos e menos na implementação, aprimorando suas experiências para aumentar o engajamento – e, em última análise, seus negócios.”

“A AI generativa já está simplificando a criação de maneiras sem precedentes, e a maior oportunidade que vemos para a IA está em nossos fluxos de trabalho artísticos,” disse Guy de Beer, diretor de operações do premiado estúdio Roblox Toya Play. “Criamos dezenas de personagens personalizados todos os meses, e o Configurador automático de avatar tem o potencial de aumentar dramaticamente nossa capacidade produtiva. Para os tipos de experiências de marca que construímos – com centenas de avatares personalizados – a IA muda a economia da criação, proporcionando oportunidades ilimitadas para os criadores darem vida às suas visões criativas. Com as inovações acontecendo dentro da Roblox e em toda a indústria, o processo de criação será transformado completamente na próxima década.”

O Configurador automático de avatar está disponível em alfa e o Gerador de texturas está disponível em beta público e pode ser acessado no ambiente de desenvolvimento avançado da Roblox, o Roblox Studio.

Compromisso contínuo da Roblox com a inovação em IA

Os novos anúncios vêm na esteira de várias outras inovações recentes no âmbito da IA da Roblox, incluindo o lançamento completo do Assistente de código e traduções automáticas de bate-papo em fevereiro de 2024:

  • Durante os 11 meses de beta do Assistente de código, uma ferramenta que sugere linhas ou funções de código enquanto o usuário digita, os criadores adotaram cerca de 300 milhões de caracteres de código sugeridos pela ferramenta. Segundo a Toya Play, sua equipe de desenvolvimento de software já viu um aumento de 5% na eficiência usando a ferramenta, o que representa “meses de trabalho em toda a empresa”.

  • Nos 30 dias desde o lançamento das traduções automáticas de bate-papo, que dá aos usuários em todo o mundo a capacidade de se comunicarem facilmente entre si, independentemente do idioma que falam, o uso do TextChatService proprietário da Roblox nas experiências dos criadores mais do que dobrou. O engajamento dos usuários resultou em 19,7 bilhões de mensagens traduzidas até agora – cerca de um terço das mensagens enviadas na Roblox – incluindo feedback valioso dos usuários de mercados internacionais para os criadores.

“A IA tem o poder de nos ajudar a criar coisas além da nossa imaginação e conectar pessoas em todo o mundo,” disse Juniper Hovey, engenheira líder no Neura Studios. “Esta semana na GDC, lançaremos uma experiência inédita na Roblox que transforma os usuários em criadores. Conectar usuários em todo o mundo – algo fundamental para a funcionalidade de nossa experiência – é facilitado com recursos como traduções de bate-papo. Na Roblox, a linha entre criador e usuário é tênue. Esperamos torná-los um só com a IA e nosso próximo lançamento.”

Sobre a Roblox na GDC

Tanto Juniper Hovey quanto de Guy de Beer se juntarão ao diretor do Roblox Studio, Stef Corazza, e ao diretor de Descobertas da Roblox, Chen Zheng, no palco da GDC nesta quinta-feira, 21 de março, das 14:00 às 15:00 (Horário de Brasília), para discutir Como a IA Generativa está Transformando o Desenvolvimento de Jogos, Descoberta e UGC.

Sobre o Roblox

Roblox é uma plataforma imersiva para conexão e comunicação. Todos os dias milhões de pessoas vão até a Roblox para criar, jogar, trabalhar, aprender, e se conectar com os outros nas experiências construídas pela nossa comunidade de criadores. Nosso objetivo é reimaginar a forma como as pessoas se juntam – em um mundo que é seguro, civilizado e otimista. Para alcançar isso, nós construímos uma empresa inovadora que, junto à comunidade de Roblox, tem a habilidade de fortalecer o tecido social e apoiar o crescimento econômico para as pessoas ao redor do mundo. Para mais informações sobre a Roblox, visite CORP.ROBLOX.COM

Roblox apresenta sua IA para acelerar a criação 3D. Foto: Divulgação

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!