A morte horrível do X (ex-Twitter) está declarada, à medida que a rede social de Elon Musk apresenta novos sintomas de sua doença terminal. Agora, a patacoada é que usuários que você bloqueou podem ver seus posts à vontade, caso seu perfil seja público. A mudança já consta no Help Center da rede social.
Isso mesmo: aquele desafeto, ou aquele stalker, tem livre acesso a tudo o que você publicou por lá, bem como às listas de quem você segue e seus seguidores. Sem alardes, a mudança foi implementada no domingo (3), e anunciada discretamente na própria rede social.
Com essa atualização, usuários bloqueados só não podem seguir a pessoa que os bloqueou, bem como interagir com seus posts ou enviar mensagens diretas. Mas eles podem, livremente, fuçar seu perfil — e não há opção para bani-los de uma vez, ao menos ainda.
A mensagem que essa decisão absurda passa é a de que o X está nem aí para a proteção de seus usuários, mas está muito aí para facilitar o assédio e o stalking em sua plataforma.
Não é o que a rede social de Elon Musk argumenta, claro. Em outubro, quando este update insensato foi antecipado, o time de engenharia do X defendeu que o bloqueio como era realizado antes “podia ser usado por usuários para compartilhar informações prejudiciais sobre aqueles que eles bloquearam”, declarando que a medida seria tomada para “permitir maior transparência”.
É uma desculpa esfarrapada que esconde a real intenção por trás de uma decisão no mínimo irresponsável. Até porque quem quiser difamar algum usuário bloqueado poderá fazê-lo livremente e sem ser flagrado pelo ser em questão, bastando tornar seu perfil privado e pronto.
Ou seja: a medida além de não coibir atos difamatórios, ainda deixa vulnerável toda sua base de usuários (incluindo aqueles que já não usam mais a rede social, apesar de manterem suas contas ativas), proporcionando possíveis consequências perigosas na vida real dessas pessoas.
Então, já que é melhor prevenir do que remediar, você tem duas opções: proteger seu perfil do X “para ontem”, ou excluir sua conta de uma vez por todas. Na nossa humilde opinião, manter uma conta pública ali não vale a pena o risco. Depois de matar o Twitter, o X está matando o próprio X. Parabéns!
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Dá para jogar no navegador
Gostos musicais
Entenda melhor