Ao longo dos últimos anos vimos assistindo à estruturação e reforço de novas tendências online, motivados pela profusão dos instrumentos eletrônicos e a evolução dos recursos digitais. Essas tendências mundiais afetam também o Brasil e são muito visíveis nas escolhas dos brasileiros. Conheça 3 delas.
As possibilidades oferecidas pela Internet abriram espaço para usos distintos e aumentaram o interesse dos Brasileiros pelo digital.
Se tratando de um país que adere fortemente aos novos eletrônicos, como pode ser visto pelo fato de se integrar entre os 5 países que mais utiliza o smartphone, é natural que os aplicativos e possibilidades de websites mobile tenham modificado, de forma ampla, o funcionamento da vida cotidiana e social no país.
O aumento do empreendedorismo nacional comprova, em alguma medida, esse fato, havendo cada vez mais jovens e adultos investindo em negócios digitais próprios. Outros aspetos, no entanto, se manifestam de forma igualmente intensa, tanto ao nível do relacionamento interpessoal, quanto do lazer.
Mais digital do que nunca, nosso país passa por um momento de mutação antropológica e sociológica, comprovada por diversas pesquisas. Venha conhecer algumas das tendências que têm se manifestado ao longo dos últimos anos e perceber como os brasileiros estão aderindo à inovação digital.
Os brasileiros estão privilegiando cada vez mais a mobilidade e, acompanhando o crescimento mundial do mercado de aplicativos, aderem a essa nova tendência, instalando os mais diversos aplicativos em seus celulares.
No meio laboral, isso implica o uso de várias ferramentas, como apps de agenda ou de comunicação com clientes, como o WhatsApp Business.
Já no mundo das atividades prazenteiras, esses aplicativos podem ser diversos, incluindo as apps de jogos de apostas digitais, onde podem colocar apostas esportivas ou se lançar em atividades de cassino, como o melhor jogo de poker online, os caça-níqueis, a roleta e muitos outros.
A mobilidade, facilitismo e rapidez, assim como o acesso permanente a produtos de qualquer parte do mundo estão gerando o aumento do consumo online.
Essa tendência da atualidade acompanha também o aumento no número de lojas online no Brasil e destaca o interesse pelo imediatismo em nossos dias.
Nesse universo, o consumo online está também sendo potenciado pela inserção de ofertas que tornam os fretes mais acessíveis ou gratuitos, assim como pelo fato de vários artigos serem personalizáveis.
A vantagem de poderem fazer as compras em qualquer local e a qualquer hora, bem como o forte investimento das empresas em marketing digital, se encontram também entre as razões do aumento do consumo online no Brasil.
A mídia social se tornou um fenômeno mundial e apps como o Facebook, o Instagram ou o Tik Tok estão em quase todos os celulares, havendo ainda uma adesão fortíssima ao Youtube, onde as pessoas passam várias horas assistindo a vídeos.
Essas plataformas são interessantes por sua diversidade e pela forma como estão modelando as relações sociais.
No Brasil a tendência está sendo para que, de ano para ano, as pessoas passem mais tempo nesse tipo de rede digital.
A cultura dos influenciadores está bem presente no Brasil.
Com um aumento significativo no aumento do número de usuários da Internet no país (apenas em 2 anos, entre 2017 e 2019 se deu um crescimento de mais de 38 milhões de pessoas usando os meios virtuais), o número de pessoas apostando em carreiras como influenciador aumentou também, assim como as parcerias que estes desenvolvem com as marcas e o número de pessoas que segue esse tipo de conteúdo.
Uma pesquisa da Ibope conclui que o seguimento desses influenciadores faz parte de rotina de 52% dos usuários de Internet no Brasil e que, entre esses, 50% afirma que os influencers ajudam nas tomadas de decisões sobre produtos de consumo.
Além disso, o sucesso dos influencers brasileiros está também crescendo no mundo, havendo quem considere nosso país uma das potências ao nível de influenciadores, com nomes tão sonantes quanto Camila Serakides ou Thassia Naves.
O Brasil está tentando acompanhar a evolução tecnológica e marcar seu local entre os países onde a inovação está presente.
O investimento em Inteligência Artificial e em pesquisas relacionadas com seus recursos vem, por isso, sendo mais e mais visível.
Em 2020, por exemplo, o Brasil investiu em sua primeira licenciatura em IA, que surgiu na Universidade Federal de Goiás (UFG), colmatando uma lacuna e permitindo estudos de raíz sobre uma temática que, até então, exista somente em níveis mais avançados de estudos, como os mestrados e doutorados.
Além disso, algumas cidades brasileiras, como São Paulo, estão sendo testadas enquanto cidades inteligentes, contando com mecanismos de IA que visam promover a redução da criminalidade e potenciar ruas mais seguras.
O Android é uma tendência visível e crescente entre os smartphones ativos no Brasil.
Segundo uma pesquisa que a Google realizou em parceria com a Bain and Company, os sistemas operacionais Android são amplamente mais escolhidos pelos usuários brasileiros do que os sistemas iOS.
A pesquisa concluiu que apenas 1 em cada 10 brasileiros usa Apple, sendo que 90% prefere celulares Android. A simplicidade dos sistemas, a diversidade de marcas e os preços são algumas das justificações apresentadas para essa escolha.
Assistir a eventos em livre streaming, usando os mais diversos canais e aplicativos para esse efeito é algo que também está se tornando mais comum no Brasil e que, sem dúvida, está já marcando uma tendência nacional.
Vários tipos de eventos formais, aulas, programas televisivos ou transmissões de esportes estão sendo procuradas online pelos internautas brasileiros, que gostam da possibilidade de assistir em qualquer local, com a mobilidade que os celulares permitem.
Além disso, outras plataformas, como os cassinos virtuais e casas de apostas esportivas também estão aproveitando a tendência e a alargando, gerando outra: a de jogar jogos com dealer ao vivo ou de colocar as apostas esportivas no decurso das próprias partidas.
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