Tecnologia

Windows 11 vai te explicar o porquê seu PC está lerdo

Tudo indica que a Microsoft está trabalhando em uma nova função para o Windows 11 que irá explicar aos usuários se é a falta de RAM ou a performance da GPU que está deixando o PC lerdo.

Quem apontou esta novidade foi o perfil phamtomofearth no Bluesky, que encontrou um FAQ relacionado a problemas de RAM e GPU na versão mais recente do Windows 11 disponibilizada no Dev Channel da Microsoft.

O Dev Channel é o lugar onde a Microsoft disponibiliza versões “beta” de suas atualizações do Windows, normalmente meses antes de disponibilizar as novidades para o público geral.

Na versão do Windows 11 Insider Preview Build 26120.3576 que foi disponibilizada no Dev Channel nesta segunda (17), é possível encontrar uma seção de FAQ com respostas sobre a importância da memória RAM, e recomendações sobre o que fazer se sua GPU tiver menos de 4GB de memória. A mesma seção também mostrará respostas sobre o uso da versão mais recente do Windows.

FAQ oculto que expliuca sobre problemas de RAM e GPU (Imagem: captura de tela por phantomoftheearth/Bluesky)

Por enquanto, mesmo na versão do Dev Build esse FAQ está escondido e precisa ser habilitado manualmente. Então ainda não dá pra saber o quão dinâmico será esse FAQ ou mesmo se ele será mesmo implementado. Isto porque as funções disponíveis para o Dev Channel ainda estão em testes, e podem ser canceladas pela Microsoft antes do lançamento oficial da atualização.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft tenta ajudar os usuários a entender melhor sobre o que seus computadores podem ou não fazer. Em 2007, a empresa introduziu junto com o Windows Vista o Windows Experience Index (WEI), que classificava com notas entre 1 e 5.9 todas as peças individuais do computador, e então dava uma nota geral do sistema.

(Imagem: captura de tela/PC Mag)

Neste sistema, a nota “3” indicava um PC bom o suficiente para rodar tranquilamente funções de escritório e navegação na internet, enquanto notas entre 4 e 5 eram recomendadas para quem fosse usar o computador para jogos, edição de vídeos e outras aplicações mais intensas.

Esse ranking fez parte do sistema operacional até 2012, quando foi removido do Windows 8 já desde o lançamento.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Rafael Silva

Rafael Silva é jornalista formado desde 2017. Cresceu lendo revistinhas de videogame, entrou numa "nóia" quando percebeu que o “jornagames” ainda era feito para adolescentes que só tinham interesse de discutir qual console era melhor, e agora está numa missão de vingança para resolver isso com as próprias mãos.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!