Por Pedro Zambarda, editor-chefe.
O laboratório intercursos de iniciação científica e tecnológica Sala Maker, da Fatec Carapicuíba, está lançando a versão 3.0 do jogo indie brasileiro Portal do Triunfo. Esse título agora está disponível em espanhol e inglês. Trata-se de uma visual novel, projetada para ajudar estudantes.
O foco do game é identificar o curso superior ideal, passa na Fatec Carapicuíba, instituição pública e gratuita na região metropolitana de São Paulo.
Portal do Triunfo Versão 3.0
A novidade desta atualização é fruto da parceria inédita do laboratório com o Supercurso de Tradução de Jogos. A escolha por tornar o jogo multilíngue surgiu durante os eventos externos que a equipe Sala Maker participou em 2024, tais como Gamescom Latam, Campus Party Brasil, PerifaCon e Canal 3 Expo.
Nesses encontros, estrangeiros residentes no Brasil demonstraram interesse em ingressar na Fatec Carapicuíba, mas relataram dificuldades para compreender um jogo totalmente em português.
A inclusão dessas línguas reflete não apenas o perfil multicultural dos eventos, mas também o compromisso da Fatec em integrar estudantes internacionais. Inglês e espanhol são idiomas amplamente trabalhados nos cursos da instituição, o que reforça a importância dessa decisão.
No Portal do Triunfo, os jogadores acompanham os desafios de sete amigos, cada um representando os perfis profissionais dos sete cursos oferecidos pela Fatec Carapicuíba:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Articulação Média Superior, Design de Mídias Digitais, Gestão Empresarial (EAD), Jogos Digitais, Logística e Secretariado.
A narrativa mistura elementos de realidade e ficção, criando uma experiência imersiva que destaca as possibilidades profissionais de cada área. No final, o jogador tem o resultado da melhor opção de curso, dentre as áreas de Tecnologia e Gestão.
O jogo, que está completando o seu primeiro aniversário, foi desenvolvido sob a supervisão da professora doutora Érika Caramello, responsável pelo laboratório, contando com o trabalho dos estudantes monitores:
As artes tiveram trabalho de Ariane Ferreira Silva (2023-2024), Lucas Damasio da Silva (2023-2024), Raine Pereira de Souza (2024), Rafael Rocha Porto (2024). Design, de Adriano de Araújo (2024), Melrylin Esther (2023-2024), Victor Henrique Nilo Assumpção (2024).
Quatro técnico do jogo
Recebemos no Drops de Jogos a ficha técnica na íntegra do game.
Eventos: Andreia Magalhaes da Silva (2024), Isabelly Bezerra Monteiro (2024), Weslley Leite Ortiz (2024), Rafael Rocha Porto (2024)
Foto e Vídeo: Phelipe Antunes Soares (2023-2024)
Marketing: Isabela Ferrer (2024), Maiara de Oliveira Moura (2023-2024), Júlia Santiago Oliveiro (2023-2024)
Programação: Fabio Henrique de Souza Venâncio Pinheiro (2023-2024), Maria Clara Rezende Vianna (2023-2024), Matheus Santos Duca (2023-2024), Murilo Martins Alves (2023-2024)
Roteiro: Caique dos Santos Soares (2023), Gabrielle Rost dos Santos (2024), Juliane Cristina Pereira dos Santos (2023)
Sonoplastia e Animação: Gabrielle Cavalcanti Silva (2023-2024)
UX: Bruno Nascimento Lopes (2024), Lucas Benfica Torquato (2023-2024)
A localização foi realizada gratuitamente por uma grande equipe parceira, composta por Ivar Jr. Panazzolo (Gerente de Projeto), Daniel Dornelles Guidi (Revisão & Tradução), Jéssica Gubert (Revisão & Tradução), Bruna Carvalho (Revisão & Tradução), Gustavo Shintate (Tradução), Ingrid Antonello (Tradução), Jenifer Berto (Tradução), Lílian Aurora D’Auria de Melo (Tradução), Rafael Souza (Tradução) e Raul Rocha (Tradução), sob a coordenação de Horacio Corral, idealizador do Supercurso de Tradução de Jogos.
O jogo também conta com a assessoria da psicóloga Mônica Rita Bueno Pugliese (CRP 06/35066).
A aprovação ficou por conta da direção da Fatec Carapicuíba, representada pela professora doutora Márcia Luiza Pires de Araújo.
O que diz quem aprovou
Nas informações oficiais que recebemos antes, temos um depoimento. “Acredito que o jogo facilita muito a escolha profissional dentre as opções que a Fatec Carapicuíba oferece de cursos superiores gratuitos, conversando com diferentes públicos, do adolescente ao adulto, do estrangeiro ao público local, dando perspectivas de estudar numa instituição pública e de qualidade”, diz Érika Caramello.
“Para os nossos alunos, esse jogo proporcionou não somente a experiência de fazer um produto digital, mas participar de eventos de mercado importantes, ter conexões com a imprensa e estabelecer parcerias com outros agentes na sociedade. É um orgulho poder contribuir significativamente com a formação deles de forma tão abrangente com o trabalho na Sala Maker”, conclui.
Para jogar
O jogo Portal do Triunfo: Sucesso em Curso é gratuito e está disponível nas plataformas móveis Android e iOS, desktop Linux, Mac e Windows e web. Mais informações e o link para download está disponível em https://salamaker.itch.io/portaldotriunfo
Para saber mais sobre o trabalho da Sala Maker | Fatec Carapicuíba, acesse https://linktr.ee/salamaker
SERVIÇO
Portal do Triunfo: Sucesso em Curso
Versão 3.0 multilíngue | português, espanhol e inglês
Plataformas: Android, iOS, Linux, Mac, Windows e Web
Preço: gratuito
Download: https://salamaker.itch.io/portaldotriunfo
Estude na Fatec Carapicuíba: https://www.fateccarapicuiba.edu.br/estude
Saiba mais sobre a Sala Maker: https://linktr.ee/salamaker
Parceria Supercurso de Tradução de Jogos: https://translators101.com.br/supercurso
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.