O presidente da associação regional de desenvolvedores de jogos do Rio de Janeiro, Márcio Filho, soltou um áudio com suas considerações sobre a vitória do Marco Legal dos Games, o PL 2796, na Comissão de Cultura e Educação do Senado sob relatoria de Leila Barros (PDT). O Drops de Jogos reproduz esse material com autorização de Márcio.
Mais uma etapa e mais uma vitória. Para quem está acompanhando o Marco Legal dos Jogos Eletrônicos, que ainda é um texto que cita a questão dos fantasy games, oficialmente, mas que a partir de hoje [ontem, dia 11] ganhou todo um caminho para receber um substitutivo para ser retirado a questão dos fantasy games, que nem existem. Os tais “fantasy eSports”. Marcamos posição para abrir esse caminho de fato.
Para gritar em alto e bom som que games não são apostas. A gente não está aqui para apostar ou criar fantasia. Estamos aqui para entregar uma realidade de muita geração de emprego, oportunidades e riquezas ao nosso país. Eu sou Márcio Filho, estou presidente da RING, associação de jogos do estado do Rio de Janeiro, e hoje tivemos essa audiência pública no Senado Federal.
Pudemos ver não somente o debate afunilar do setor com as demandas do próprio setor e pudemos ver a senadora Leila apresentar uma verdadeira emenda para alterar o texto que veio com o jabuti da Câmara dos Deputados, que passava a incluir os fantasy esports, que eles quiseram chamar de fantasy games.
Para fugir dos impostos e da regulação. Que impede que jogos de azar afetem crianças e adolescentes. Esse texto da emenda é uma construção, de associações regionais de todo o Brasil, por múltiplas mãos, com especialistas, com advogados, com o instituto Alana, como a ABRAGAMES, para que a gente constituisse um texto pelas bases.
Mais uma vitória hoje, só que ainda não é a vitória final. Essa emenda precisa ser aprovada na comissão de educação. Depois vai a plenário, no Plenário do Senado. Estamos fazendo todo o esforço para isso ser votado ainda neste ano.
No ano que vem vamos retornar com esse texto para a Câmara, garantindo a integridade deste texto. Para talvez no primeiro semestre ter uma linda cerimônia de assinatura do marco regulatório não de um país do futuro, mas de um presente cheio de oportunidades. Conto com o apoio de todos. Teremos novos links e novos sites para alertar os senadores sobre a importância de se ter um marco de jogos.
Obrigado a todos e vamos continuar juntos!
Uma errata dada pelo próprio Márcio: A emenda não é de número nove, ao contrário do áudio.
1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda
2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo
Drops de Jogos resenha a demo do jogo indie brasileiro Sonho Trapstar
Drops joga e resenha o belo indie Ori and the Blind Forest
Drops joga o grande Metal Gear Solid V Ground Zeroes e resenha
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.