Podcast questiona narrativas que o próprio Museu do Ipiranga ajudou a construir – Foto: Divulgação/Museu do Ipiranga
Do Jornal da USP. O Museu do Ipiranga lançou nesta quarta, dia 29 de outubro, o podcast Pensar o Presente – Histórias de um Museu em Transformação. Com cinco episódios, o projeto aborda, a partir de objetos do acervo, o processo de reflexão e questionamento das narrativas que o próprio museu ajudou a construir ao longo de seus 130 anos, celebrados no último 7 de Setembro.
Apresentado pela jornalista e historiadora Paula Carvalho e pelo jornalista Rodrigo Alves, o podcast reflete sobre a construção da memória nacional e destaca a pesquisa acadêmica que orienta os debates sociais, políticos e historiográficos promovidos atualmente pelo museu. Os episódios estão disponíveis na plataforma Spotify neste link.
“Os museus precisam constantemente rever suas linhas de pensamento. Eu sempre friso uma coisa que nós precisamos assumir: os museus de história pensam o passado, mas pensam o passado a partir do presente. E este podcast é uma oportunidade de apresentarmos ao público como esse processo está sendo conduzido aqui no Museu do Ipiranga”, afirma Paulo Garcez Marins, diretor do Museu Paulista da USP.
Cada episódio, que tem a produção do Estúdio Novelo, produtora brasileira que atua na criação e produção de podcasts narrativos, tem como ponto de partida itens ou coleções do acervo, que demonstram como novas narrativas vêm sendo incorporadas às exposições. Se antes eram representadas apenas as elites paulistas, agora estão contempladas outros segmentos sociais, como as classes mais populares de São Paulo. O programa de estreia, intitulado Águas Passadas, aborda as ânforas, vasos de vidro que decoram a escadaria do Museu do Ipiranga e guardam águas de rios brasileiros. São discutidos temas como a formação do território nacional, o bandeirantismo e o famoso quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo.
Podcast questiona narrativas que o próprio Museu do Ipiranga ajudou a construir – Foto: Divulgação/Museu do Ipiranga
O segundo episódio, disponível no dia 5 de novembro, Doces Memórias debate a inclusão de sujeitos historicamente silenciados nas narrativas do museu. Apresentando as inovações curatoriais e de acessibilidade da instituição, o episódio tem como foco os papéis de bala da Coleção Egydio Colombo e as formigas vestidas de bibelô. Presença na Ausência destaca a machadinha kyiré dos Krahô, que fazia parte do acervo, mas foi restituída ao povo indígena em 1986. Esse é um objeto ritualístico a partir do qual é possível pensar disputas simbólicas nas obras do museu. São abordadas ainda questões como a crise climática e o desmembramento do acervo para outras coleções, como a da Pinacoteca de São Paulo, do Museu de Zoologia e do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.
O quarto episódio, Saber Fazer, parte dos tijolos que formam o edifício-monumento para refletir sobre o trabalho humano por trás da construção do museu e da própria cidade de São Paulo. A partir do processo de musealização de objetos do cotidiano, o programa destaca a presença de imigrantes e grupos historicamente invisibilizados na formação urbana e na arquitetura paulista, conectando essas histórias ao projeto atual de acessibilidade e renovação do Museu do Ipiranga.
Por fim, Álbum de Família se debruça sobre o arquivo Nery Resende e a Coleção Militão Augusto de Azevedo, apresentando o atual Museu do Ipiranga, que reflete criticamente sobre a sociedade. Trata do apagamento da população e da cultura negra nos debates históricos, da presença das mulheres e de temáticas femininas, bem como do lugar das pessoas comuns.
Todos os episódios serão publicados semanalmente, às quartas-feiras, e estarão disponíveis nas plataformas Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Castbox, Deezer, entre outras. No dia 12 de novembro, os programas começam a receber tradução em Libras no YouTube e no Spotify. Confira os podcasts neste link e saiba mais sobre o projeto Museu do Ipiranga 130 Anos: Histórias para Pensar o Presente no site.
Acha que escolhe o que vê? Errou! Estudo mostra que o algoritmo te molda mais…
As seis equipes finalistas do torneio sul-americano de Rainbow Six Siege X entraram no servidor…
Até domingo serão apresentados filmes produzidos por sete países
Evento vai até domingo (7) no Centro Dragão do Mar em Fortaleza
Apenas 62% moram em ruas com capacidade para ônibus e caminhão