Vídeos

Meteoro Telescópio aborda os protestos inspirados no anime One Piece

O programa Meteoro Telescópio, do Meteoro Brasil, abordou os protestos inspirados no anime One Piece, assim como houve no passado protestos com máscaras do V de Vingança. Essas mobilizações com a cultura pop podem simbolizar protestos dignos e também infiltração da extrema direita.

O roteiro é de Sophia La Banca e a apresentação é de Ana Lesnovski. A produção aborda também a Escola de Frankfurt, de Adorno e Walter Benjamin, além dos estudos culturais críticos de 1960.

Meteoro é o maior canal de hardnews declaradamente de esquerda no YouTube Brasil. O canal tem quase dois milhões de inscritos. Confira.

Infiltração da cultura pop em mobilizações de extrema direita

Do DCM: Milhares de pessoas foram às ruas de diversas cidades do México no sábado (15) para protestar contra a política de segurança do governo, que, segundo os manifestantes, fracassou em conter a escalada de violência no país.

Os atos, organizados sob a bandeira da chamada “Geração Z”, seguem o formato de outros movimentos internacionais e foram motivados, sobretudo, pelo assassinato do prefeito de Uruapan, morto a tiros durante um evento público do Dia de los Muertos em 1º de novembro. “Carlos não morreu; o governo o matou”, gritavam manifestantes na Cidade do México.

A presidente Claudia Sheinbaum questionou publicamente a legitimidade das manifestações e afirmou em sua coletiva diária que os protestos eram “inorgânicos” e “financiados”. Segundo ela, tratava-se de um movimento “promovido do exterior” contra seu governo, impulsionado por adversários da direita e por bots nas redes sociais.

Embora símbolos internacionais tenham aparecido nos atos, destacava-se, mais uma vez, a bandeira pirata do mangá japonês One Piece, hoje ícone desses protestos.

Em países como Nepal, Indonésia e Filipinas, o símbolo do pirata Monkey D. Luffy tornou-se um emblema de rebeldia e crítica aos governos. Em Katmandu, no Nepal, jovens manifestantes a fixaram nos portões do histórico palácio Singha Durbar, que pegava fogo durante os protestos que derrubaram o primeiro-ministro e desencadearam dois dias de violência.

A bandeira remete ao mangá de 1997 criado por Eiichiro Oda, cuja narrativa acompanha Luffy e sua tripulação “do Chapéu de Palha” em jornadas por liberdade, enfrentamento ao governo autoritário e busca pelos próprios sonhos. Especialistas afirmam que sua popularidade se deve ao apelo emocional da história e à mensagem de determinação diante da adversidade.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Algoritmos de streaming já moldam identidade e hábitos da Geração Z, diz estudo

Acha que escolhe o que vê? Errou! Estudo mostra que o algoritmo te molda mais…

1 dia atrás

Primeiro dia da South America League de R6 termina com W7M classificada para o mundial e vitórias da FURIA e Team Liquid

As seis equipes finalistas do torneio sul-americano de Rainbow Six Siege X entraram no servidor…

1 dia atrás

Festival de Cinema do Brics começou no Ceará

Até domingo serão apresentados filmes produzidos por sete países

1 dia atrás

Mentoria no MICBR ajuda artistas e artesãos a melhorarem seus negócios

Evento vai até domingo (7) no Centro Dragão do Mar em Fortaleza

1 dia atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!