Vídeos

O que a China pensa sobre a IA DeepSeek

Por Shi Hao e Ma Yujie. Beijing, 21 fev (Xinhua, agência estatal chinesa) — Há um mês, a DeepSeek, uma startup chinesa de inteligência artificial (IA), com apenas dois anos de existência, causou impacto no mundo da tecnologia e além com o lançamento de seu assistente de IA DeepSeek-R1.

Desde o lançamento, usuários curiosos fizeram várias perguntas ao modelo de raciocínio, muitas vezes recebendo respostas inesperadamente precisas ou impressionantes.

O DeepSeek-R1 tem desempenho equivalente ao OpenAI-o1, mas a uma fração do custo. O CEO da OpenAI, Sam Altman, elogiou o chatbot nas redes sociais, o chamando de “modelo impressionante, principalmente em relação ao que eles conseguem entregar pelo preço”.

O avanço do DeepSeek, uma demonstração da força de inovação e avanço de alta tecnologia das empresas chinesas, também desencadeou uma onda de compras de ações chinesas entre investidores globais.

FILOSOFIA DE ABERTURA

Quando perguntaram ao DeepSeek-R1 “Por que você conseguiu ter sucesso?”, o modelo totalmente de código aberto respondeu “Construindo um ecossistema aberto”, entre outras respostas.

A maior lição do sucesso do DeepSeek é que os modelos de código aberto estão superando os proprietários. “Como seu trabalho é publicado e de código aberto, todos podem lucrar com ele. Esse é o poder da pesquisa aberta e do código aberto”, de acordo com Yann LeCun, cientista chefe de IA da Meta.

“O DeepSeek nos ensinou o valor do código aberto. A questão da comunidade de código aberto é que as pessoas compartilham. Tudo o que você contribui para o código aberto agora está no ecossistema, onde outras pessoas podem aprender”, comentou Joe Tsai, presidente do Alibaba Group.

A ideia de código aberto do DeepSeek-R1 é consistente com a Iniciativa de Governança Global de IA da China, que “requer colaboração global para promover o desenvolvimento sólido da IA, compartilhar conhecimento de IA e disponibilizar tecnologias de IA ao público em termos de código aberto”.

Há alguns meses, a China prometeu fornecer programas de capacitação em IA de curto e médio prazo para outros países em desenvolvimento e disseminar conhecimento e experiência em IA on-line e off-line, de modo a compartilhar conhecimento e experiência em IA.

Para isso, a China planeja oferecer 10 workshops e seminários de IA, voltados principalmente para outros países em desenvolvimento, até o final de 2025.

ABRAÇANDO NOVAS POSSIBILIDADES

Entre todas as mudanças que a IA está trazendo, a empresa de tecnologia chinesa Timekettle sente claramente o impacto de ferramentas de tradução de IA eficientes e econômicas.

A empresa especializada na produção de fones de ouvido de tradução agiu rapidamente para aproveitar a nova oportunidade e integrar o DeepSeek na próxima versão de seu software PolyPal.

“Capacitados pelo DeepSeek, nossos produtos futuros fornecerão traduções mais precisas e naturais, especialmente em áreas como tradução médica e jurídica, onde a precisão é essencial”, disse à Xinhua, Liu Wei, diretor de produtos da Timekettle.

Timekettle simboliza uma onda de interesse em diversas indústrias na China na adoção de tecnologias de IA.

Notavelmente, o aplicativo chinês de mídia social completo, Weixin, também conhecido como WeChat, operado pela gigante da tecnologia Tencent, iniciou oficialmente um teste de caixa cinza para integrar o DeepSeek-R1 em sua função de pesquisa.

Outras empresas líderes em tecnologia como Alibaba, Baidu e Huawei, além de algumas startups de IA, estão se integrando ou já se conectaram ao DeepSeek para impulsionar o desenvolvimento de negócios e evitar ficar para trás.

Lu Feng, analista da indústria, disse que a natureza econômica e de código aberto do DeepSeek cria mais possibilidades para que o modelo seja amplamente adotado em vários setores.

Enquanto as aplicações de IA estão cada vez mais entrelaçadas na vida cotidiana e no trabalho, preocupações públicas sobre o deslocamento de empregos também estão surgindo.

Um usuário do rednote, uma popular plataforma on-line de compartilhamento de estilo de vida na China, sonha em ser ilustrador, mas se sente pressionado, pois duvida de sua capacidade de competir com obras de arte geradas por IA.

“Basta aprender IA. Se você não pode vencê-la, junte-se a ela. Use a IA como ferramenta para lidar com os elementos fundamentais e, em seguida, faça suas próprias modificações. Ela aumenta significativamente a eficiência”, comentou outro usuário do rednote “Xiaochen”.

Assim como “Xiaochen”, as pessoas estão abraçando as mudanças e alavancando ativamente a tecnologia. Postagens com a hashtag #AItools (#ferramentasdeIA, em tradução livre) no rednote reuniram 400 milhões de visualizações e mais de 2,4 milhões de discussões.

NECESSIDADE DE JUNTAR CONHECIMENTO

O atual impulso da IA ​​acontece em um momento de tensões geopolíticas crescentes, com algumas pessoas enquadrando a tecnologia de IA e suas indústrias com uma narrativa de competição e confronto, e criando barreiras artificiais para trocas e cooperação internacionais. Uma mentalidade aberta e uma grande preocupação com o futuro compartilhado da humanidade são agora extremamente necessárias.

Para aproveitar melhor o poder da IA, a China mantém trocas e cooperação mais estreitas entre diferentes países.

A China está disposta a trabalhar com outros países para promover o desenvolvimento, proteger a segurança, compartilhar conquistas no campo da IA, disse o vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Guoqing, na Cúpula de Ação de IA realizada em Paris na semana passada.

Daron Acemoglu, economista ganhador do Prêmio Nobel e professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), criticou uma abordagem de soma zero na esfera da IA ​​e destacou a importância da cooperação internacional.

“Por exemplo, se um país produz modelos que aumentam a produtividade humana ou nos ajudam a regular melhor a energia, essa inovação será benéfica para ambos os países, especialmente se for amplamente usada”, escreveu ele em um artigo recente.

O sucesso do DeepSeek pode oferecer uma nova perspectiva para o desenvolvimento global da IA. O provedor de serviços financeiros e investimento bancário dos EUA, Morgan Stanley, acredita que o DeepSeek mostra um caminho alternativo para o treinamento eficiente de modelos que difere da corrida atual entre os hiperescaladores: “O maior nem sempre é o mais inteligente”.

A cooperação internacional pode integrar recursos de forma eficaz, o que também é muito importante. Desenvolver sistemas de IA mais avançados será uma meta muito mais desafiadora se os recursos de computação e dados e os grupos de talentos de pesquisa forem divididos trabalhando exclusivamente para certos países, disse a MIT Technology Review em um artigo no mês passado.

Esse artigo citou estudos da indústria dizendo que 47% de todos os principais pesquisadores de IA globalmente nasceram ou foram educados na China e, portanto, “é difícil imaginar como teríamos chegado até aqui sem os esforços dos pesquisadores chineses”.

“A inteligência artificial promete resolver alguns dos maiores desafios que a humanidade enfrenta, mas concretizar esse potencial depende se escolhemos competir entre si ou trabalhar juntos”, disse o artigo.

O que a China pensa sobre a IA DeepSeek. Foto: Divulgação/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Drops de Jogos

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!