O Code.org, uma organização sem fins lucrativos dedicada à expansão do acesso à ciência da computação, realizou uma parceria com os estúdios Disney para oferecer ao público juvenil a oportunidade de aprendere a programar criando games com elementos da franquia Star Wars.
"A programação participa de diversas áreas: marketing, saúde e até filmes", explica Katheleen Kennedy, produtora executiva do episódio 7 da franquia, no vídeo de apresentação do projeto. "Centenas de engenheiros de computação trabalham juntos para criar um filme como O Despertar da Força", continua, demonstrando aos jovens a importância de envolver-se com programação.
Diferente da programação convencional, que exige a compilação de códigos em forma de texto, o Code.org apresenta um sistema de blocos com instruções básicas de programação, que devem ser encaixados para criar os programas. A intenção é fazer com que os jovens aprendam as bases da lógica de programação de forma fácil e convidativa.
O programa com a franquia não é novo e está disponível desde o final de 2015, época de lançamento do mais recente episódio da saga intergalática com Luke Skywalker e sua turma. O site possui diversos sistemas para o aprendizado de codificação para públicos em várias idades.
Ao abrir a tela do recurso online, o usuário pode experimentar os princípios da programação, acrescentando blocos que permitem programar droids e seu comportamento no jogo. Para aprender, basta acessar a seção Starwarsblocks, no site Code.org.
Assista abaixo o vídeo de apresentação do recurso e mãos à obra.
Reconhecida pelo seu poder de inovação temática, a Aoca Game Lab segue a sua jornada…
Absurdo completo no futebol
Ele estava internado já com saúde debilitada
Kojimão gostou de Coringa 2 do Todd Phillips
Um dos caras que fundou o metal