A venda da EA para um grupo de investimentos vinculado ao governo da Arábia Saudita ainda deve gerar muitas mudanças no mercado de games. E uma delas pode ser a venda (ou mesmo o fechamento) de estúdios da empresa. E isso pode incluir alguns bem conhecidos, como a Bioware e a DICE.
Em conversa com a Polygon, diversos analistas apontaram que uma das vendas mais prováveis é a da Bioware. O estúdio conhecido por seus RPGs tem passado por maus bocados na última década: desde o lançamento de Dragon Age Inquisition em 2014, ele não emplaca um sucesso de vendas. Veilguard ficou muito abaixo das expectativas, e resultou em uma demissão em massa dos funcionários do estúdio.
Atualmente, uma equipe reduzida está trabalhando em uma sequência para Mass Effect, e os analistas acreditam que isto pode atrair compradores para o estúdio. Mas, se não for vendido, tudo indica que o futuro da Bioware não será dos melhores. Se a empresa não conseguir “comprar sua liberdade” (se tornar independente), é bem possível que seja fechada – e isso independente das vendas do próximo Mass Effect. Afinal, os novos investidores estão mais interessados na divisão de jogos de esportes da EA e nas suas microtransações altamente lucrativas, e não investir na criação de RPGs com um modelo de monetização mais tradicional.
Outra empresa que está na “corda bamba” é a DICE. De acordo com analistas, tudo vai depender do sucesso ou não de Battlefield 6. Se o jogo for um sucesso de vendas, o estúdio deverá continuar sob as asas da EA. Mas se ele não atender às expectativas de vendas, é possível que seja também colocado à venda.
Situação parecida acontece também com a Maxis. Atualmente, o estúdio está “a salvo” porque The Sims 4 é um dos games mais lucrativos da EA. Mas, como não é algo que os novos donos parecem interessados em investir, eles podem acabar vendendo a empresa se alguém aparecer com a proposta certa.
Vale lembrar que a compra da EA ainda não foi finalizada e necessita de aprovação do governo dos EUA para ser confirmada (algo que não deve acontecer antes abril de 2026). Mas, como um dos compradores é uma empresa que tem ligações com o genro do presidente Donald Trump, as chances da aquisição ser barrada pelo governo são baixas.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

