A Apple está buscando reposicionar sua marca no universo dos games: durante a WWDC 2023, conferência anual para desenvolvedores, que aconteceu no início de junho desse ano, a companhia apresentou novas e poderosas ferramentas para a produção de mídias interativas, com o objetivo de transformar o macOS em uma robusta plataforma para games.
Para angariar mais projetos para sua iniciativa, a Apple trabalhou a partir do código aberto Wine, criando um “agregador” de comandos chamado Game Porting Toolkit, ou GPTK, que busca quebrar a resistência dos criadores de jogos em portar seus games do Windows para o macOS, com mais facilidade e menor tempo de trabalho na conversão dos arquivos.
O Wine, por sua vez, “emula” o game do Windows dentro do macOS, usando a camada de abstração do Game Porting Toolkit como interface, avaliando o desempenho do jogo e identificando bugs a serem corrigidos.
Além da emulação de games do Windows, o GPTK oferece ferramentas de conversão de código, APIs, gráficos, shaders e um pacote completo de soluções para ampliar a presença dos games nos equipamentos da maçã.
Fonte: Meio Bit
Imagem: Forum MacMagazine
Da CTRL ALT para o norte do Brasil
Ótimos títulos
Jogo contra a devastação
Spider-Man não ficou legal da cabeça longe de Gwen Stacy!
Jovem com muito potencial
Um jogo sobre os rios da Amazônia feito por quem mora lá