Carregamento rápido de games e outras novidades impressionam.
O arquiteto de sistemas da Sony, Mark Cerny, apresentou importantes novidades sobre o console PS5 em uma recente conferência e detalhou os novos recursos que devem chegar com o equipamento. As informações foram reveladas com exclusividade pelo repórter Peter Rubin, da Wired.
A CPU do console, como se sabe, é baseada na linha Ryzen da AMD e a GPU, por sua vez, vem da família Navi. O PS5 abandonará o disco rígido giratório optando por um drive de estado sólido SSD. Agora, porém, em uma sala de conferências na sede da Sony nos EUA, Ryan e o arquiteto de sistemas Mark Cerny estão ansiosos para compartilhar detalhes.
Segundo as informações, o próximo console da Sony oferecerá suporte a Ray Tracings, técnica que pode permitir iluminação complexa e efeitos sonoros surpreendentes em ambientes 3D. “Existe uma aceleração de rastreamento de raios no hardware da GPU que acredito ser a confirmação que as pessoas estavam procurando”, explicou Cerny.
O arquiteto elogiou a maneira como a unidade SSD do PS5 pode transformar o longo tempo de carregamento dos games em um período de tempo extremamemte mais rápido. “Se você olhar para um jogo como o Homem-Aranha da Marvel”, diz Cerny, “existem alguns dados duplicados 400 vezes no disco rígido”. O SSD deve eliminar a necessidade desse tipo de truque.
Outra novidade é que os jogos físicos para o PS5 usarão discos de 100 GB que serão inseridos em uma unidade óptica capaz de funcionar como um player 4K Bluray.
O processo de instalação e remoção de games também deve se tornar mais configurável. “Em vez de tratar os jogos como um grande bloco de dados, estamos permitindo um acesso mais refinado aos dados”, comunicou Cerny, sem oferecer maiores detalhes, mas é certo que o jogador poderá escolher quais partes do jogo poderá instalar e jogar, por meio de uma interface de usuário completamente renovada.
“Os servidores de jogos com vários jogadores fornecerão ao console o conjunto de atividades que podem ser contratadas em tempo real. Os jogos para um jogador fornecerão informações como quais missões você pode fazer e quais recompensas você pode receber ao concluí-las”, comentou, afirmando que todas essas opções estarão visíveis na interface do console.
O controle, que ainda não tem nome definido e pode ser eventualmente chamado de DualShock 5, terá novos recursos, como um gatilho adaptável, com níveis variados de resistência permitindo atirar um arco e flecha de forma mais próxima do real ou fazer o manuseio de uma metralhadora parecer diferente do de uma espingarda, por exemplo. O controle deverá possuir um feedback tátil melhor que os presentes no PS4.
O PS5, como informado aqui, chega em 2020.
Fonte: Wired
Produção para streaming
Ele está fazendo o drama ‘Queer’
Ampliando