(Imagem: divulgação/SEGA)
Na preparação para o BAFTA Game Awards, a Academia Britânica resolveu fazer uma consulta pública para definir quem é o jogo mais influente da história. E o resultado pegou todo mundo de surpresa, por Shenmue foi o escolhido.
O restante do top 5 é de jogos que todo mundo já esperava encontrar ali: Doom em segundo lugar, Super Mario Bros. em terceiro, Half-Life em quarto e The Legend of Zelda: Ocarina of Time na quinta colocação.
Lista completa dos 21 jogos mais influentes de todos os tempos de acordo com a votação do BAFTA:
Yu Suzuki, criador de Shenmue, agradeceu em suas redes sociais o resultado, e também a todos os fãs que continuam a lembrar do jogo com carinho. Ele comentou que na criação do game o objetivo era fazer algo com um realismo que nunca tinha sido implementado em nenhum jogo até ali, e ele se sente honrado de que essa dedicação toda continue ressoando com as pessoas até hoje.
Sim, essa lista de jogos mais influentes do mundo do BAFTA é bizarra, mas não por ter Shenmue no topo. Aliás, todo o top 5 ali poderia estar em qualquer ordem que ainda seria OK. Afinal, é possível defender que qualquer deles poderia ser o jogo mais influente para o nosso cenário atual e videogames sem parecer um lunático.
Mas a lista toda tem alguns jogos que fica difícil defender, e a raiz do problema é que o BAFTA fez uma votação pública. E toda vez que fazemos uma votação pública ela acaba gerando alguns resultados bizarros, porque nem todo mundo do público entende sobre aquilo que está votando.
Uma prova de que talvez muita gente viu uma votação de jogos e automaticamente achou que estava votando no seu preferido, e não no mais influente, é o fato de Kingdom Come: Deliverance 2 aparecer na sétima posição.
E aqui não entro no mérito do jogo ser ou não bom, mas ele definitivamente não é influente. Afinal, o negócio foi lançado há nem dois meses, ele não teve TEMPO pra influenciar nada. Mas está eternizado pelo BAFTA como o sétimo jogo mais influente de todos os tempos, porque é esse tipo de resultado bizarro e sem sentido que a gente tem quando faz consultas públicas sobre assuntos nichados e que não são de conhecimento do público como um todo.
Baldur’s Gate 3 na lista também é um bom exemplo disso. Eu não dúvido nada que ele se torne um jogo que mereça estar na lista dos mais influentes daqui uns 10 ou 20 anos, mas ainda é cedo para isso. Você pode até falar que o game da Larian é um dos mais influentes entre os desenvolvedores que estão entrando no mercado, mas é impossível dizer que um jogo de apenas dois anos de idade é um dos mais influentes da história de um mercado que está estruturado há pelo menos 40 anos.
Eu teria interesse genuíno em saber quais seriam os jogos mais influentes da história em uma votação entre participantes da GDC, por exemplo. Mas essa votação da BAFTA com Shenmue no topo é o tipo de coisa que não serve pra nada além de criar uma notinha mais ou menos diferente numa quinta fraca onde todo mundo ainda está falando do Switch 2.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Adaptação com Jack Black
Novos preços devem impactar no Brasil
Um ícone infelizmente passando por isso
Valeu, Trump!
Para o novo híbrido