A produção do BIG Festival enviou, recentemente, mensagem a desenvolvedores brasileiros contemplados em edições passadas do evento sugerindo a criação de indie games e projetos a potenciais patrocinadores da edição 2020 do evento.
Na mensagem, assinada por Gustavo Steinberg, diretor do evento, a proposta oferece a oportunidade de “desenvolvimento de um jogo de acordo com o briefing do patrocinador” e uma “caça ao tesouro [digital e analógica]… também incorporando um briefing do patrocinador”.
Embora a mensagem enviada explique que os projetos deverão ser realizados com as devidas remunerações, a ausência de detalhes no contato inicial tem gerado ruído entre os desenvolvedores, que se manifestaram pouco afeitos à proposta.
“Meu deus do céu”, comentou um profissional da área de animação para games, em mensagem via Twitter. “Uma oportunidade dessas bicho, puts”, manifestou-se outro, em resposta, com evidente teor crítico, também no microblog. “Pior de tudo é que vai ter gente se inscrevendo ainda e achando uma boa”, vaticinou um terceiro, reconhecido pela criação de games de sucesso no país e no exterior.
Os Devs teriam ficado insatisfeitos com o teor da mensagem, considerando que o trabalho dos estúdios estaria sendo utilizado em favor do financiamento do evento, uma premissa que compete à produção.
As empresas desenvolvedoras de jogos são reconhecidas na premiação, estimam os profissionais, pela criação de games para o consumidor final e não games para publicidade ou para patrocínio.
Para Pedro Zambon, idealizador de um banco de dados sobre a cena brasileira de games, o catálogo Games Br, a oferta do BIG em estreitar relações entre desenvolvedores e empresas merece reconhecimento. “Iniciativas de projetos B2B podem ser interessantes para várias empresas, gerando um caixa adicional para além das produções autoriais. A tentativa do BIG em estabelecer essas conexões me parece louvável.”, observou.
A reportagem tentou contato com a diretoria do BIG Festival, mas não conseguiu respostas definitivas até o momento. A assessoria se prontificou a enviar informações em breve.
O espaço permanece aberto para as manifestações dos responsáveis pelo evento.
Veja, abaixo, fac-símile da mensagem original.
Balanço dos assuntos que vocês mais leram - e repercutiram
Absurdo
Efeito da administração Trump
Mais informações surgem