Notícias

Último dia de BIG Festival promove mix de palestras para criadores de conteúdo e desenvolvedores

Drops de Jogos recebeu informações oficiais. Último dia de BIG Festival promove mix de palestras para criadores de conteúdo e desenvolvedores.

O quarto e último dia de BIG Festival manteve a alta qualidade e variedade na programação de palestras e entrevistas, com uma programação repleta de opções para todos os campos dos games e do entretenimento, seja no desenvolvimento ou para a promoção dos jogos em redes sociais. O domingo também contou com encontros e presenças VIP que lotaram o stand da Twitch para meet & greets com Gaules & Tribo, G0ularte, Kennzy & Mylon.

Games e Saúde Mental na Globalização Descolonial

O Big Festival recebeu a Games for Changes América Latina, a primeira rede latino-americana para pesquisar, inovar e valorizar a relação entre jogos, aprendizagem e transformação social. O mediador para o papo foi Gilson Schwartz, representante da Games for Changes, acompanhado por Pollyana Natarglacomo, psicanalista e game designer, e Lucas Machado, Doutor em filosofia, ambos parte da Games for Change. Para complementar o papo, participaram Renata Morals, da Lumens, e Tapuia e Julio Santi, da Pepita Digital, produtora do jogo “Master Lemon”, que é um projeto apoiado pela GfC e será lançado na ONU.

Gilson abriu o papo apresentando um pouco do projeto Games for Change, que vai para a ONU este ano para discutir como os games podem acelerar e impactar uma transformação para um mudo melhor e mais sustentável. Também como o foco da palestra, este ano o “Gamers for Change” dará foco para a Saúde Mental em seus eventos e projetos, trazendo debates e análises muito importantes para o mercado de games e entretenimento no geral.

Renata Morals, da Lumens e Tapuia, parceira da Gamer for Change America Latina, participou remotamente e trouxe insights para o design de interface que trazem a descolonização de games, tema novo e complexo que vem trabalhando para promover a saúde mental nos jogos. Renata fez um convite à reflexão: “antes de jogar para se entreter e divertir, temos que jogar como uma forma de refletir sobre nós mesmos, entender e absorver as diferenças das realidades apresentadas”.

Pollyana Natarglacomo, psicanalista e game designer integrante da Games for Changes, comentou que “o jogo é para ser uma experiência, seja para o bem ou mal, então devemos focar em produzir referências boas para quem joga.”

Julio Santi, da Pepita Digital e criador do jogo Master Lemon (projeto patrocinado pela Gamers for changes), falou um pouco de seu projeto que foca na preservação da memória com o objetivo do autoconhecimento, destacando a importância destes para a saúde mental.

Lucas Machado, professor de filosofia, destacou a maior motivação desde o princípio foi “a participar da Gamer for Change, foi entender que a gameficação e o próprio ato de jogar traz um momento de auto reflexão e pode ser uma ferramenta de inspiração”.

Gilson aproveitou para lembrar a todos que “os jogos podem ser boas opções para nos ajudar a superar preconceitos globais, e devem ser ferramentas que combatam o racismo, o fundamentalismo e preconceitos gerais ao outro”.

Dicas para ter sucesso no TikTok

O painel Mitos e Verdades Sobre Produzir Conteúdo no TikTok foi inteiramente dedicado para quem quer obter sucesso no TikTok. Os quatro comportamentos criativos essenciais são: recomendações, identificação, curiosidades e sensações. É fundamental que o conteúdo criado não acabe no conteúdo e que continue reverberando entre seguidores e não seguidores (por meio da página For You).

Existem alguns caminhos para criar um vídeo com potencial de “viralização”, a começar com a definição de um formato próprio, para assim ter uma produção maior e mais assertiva, tanto na edição quanto no modo de apresentação. O formato estabelecido é o que vai criar uma identificação com o espectador.

Outro aspecto fundamental é comportar-se como autoridade perante o assunto. Ao ter certeza sobre aquilo que está falando, seja por repertório ou por estudo para o vídeo em questão, você naturalmente se tornara em uma referência sobre o tema. E ter noção e domínio sobre qual categoria ou nicho a conta se encaixa trará um norte para o perfil.

Embora a constância seja importante, o TikTok recomenda priorizar a qualidade ao invés da quantidade. Outra dica é estudar os resultados que a própria plataforma oferece, com o objetivo de identificar padrões, analisar formatos e avaliar o tempo de retenção dos vídeos. Estudar perfis parecidos com o seu também é uma prática recomendada.

Por último, as quatro “dicas matadoras” para performar bem na plataforma são: 1) trabalhar bem os primeiros segundos, que farão o usuário decidir se quer ver mais ou ir para o próximo; 2) ter um bom ritmo, importante para reter o espectador; 3) criar um conteúdo compartilhável pois quanto mais pessoas ficarem nele, mais o TikTok entenderá que aquilo é relevante e entregará para mais pessoas; 4) publicar sempre vídeos na vertical, afinal o TikTok é uma plataforma de vídeos na vertical.

A nova fase doa eSports no Brasil

Bruno Bitencourt, conhecido como “PlayHard”, CEO da Loud e Matias “Saadhak”, atleta de valorant da LOUD e campeão mundial, sobem ao palco para falar do futuro do eSports no Brasil. Bruno é CEO de um dos maiores times brasileiros de eSports, destaca que o Brasil tem fortes talentos em FPS e o crescimento da Loud começou justamente com o FreeFire quando poucos acreditavam.

Comentam que a vitória da Loud no mundial de Valorant de 2022 vai gerar resultados a longo prazo, com crianças projetando para si o objetivo de serem pro players no jogo, com pretensão de viver do sonho e o Brasil tem capacidade de fazer isso.

Bruno destaca que “no Brasil precisamos tentar replicar o cenário de grandes polos do eSports, como a China e Koreia, de forma adaptada para a realidade e economia brasileira, com foco no jovem em prol da profissionalização do cenário gamer.”. “Para salvar o eSports a nível nacional é necessário que os desenvolvedores dos jogos deem suporte aos times para gerar receita e girar a economia. Por exemplo, disponibilizando a venda de skins dos times, nao apenas em campeonatos e finalistas como feito no CS… vemos uma movimentação muito positiva da Riot com o Lol e Valorant, mas é importante impulsionar esse tipo de ação” finaliza PlayHard.

Serviço:

Data: 28 de junho a 2 de julho de 2023

Horário: 10h às 20h (exceto dia 28 — 16h às 20h)

Local: São Paulo Expo

Endereço: km. 1,5, Rod. Dos Imigrantes — Vila Água Funda — São Paulo, SP

Valor dos ingressos: a partir de R$40

Site do evento

Sob a chancela do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, o BIG Festival tem patrocínio do Banco do Brasil, da Sabesp, da Twitch, da TNT e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil; parceria com Abragames — Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a ApexBrasil; realização BIG Festival, Omelete, SPcine, Secretaria de Cultura da Capital, SMTUR (Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo), Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal.

LEIA MAIS

1 – Pedro e Paulo Zambarda dão suas impressões sobre One Piece Odyssey e The Legend of Zelda: Tears of Kingdom

2 – Sangue, Suor e Pixels é o melhor livro sobre história de desenvolvimento de jogos. Por Pedro Zambarda

BIG Festival. Foto: Divulgação

Sobre o BIG Festival

O BIG Festival (Best International Games Festival) acontece desde 2012 e é o mais importante festival do mercado de games da América Latina. Sua missão é fortalecer o ecossistema de games no Brasil – mostrando os melhores jogos do mundo no festival, lançamentos de jogos de publishers renomadas, encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais players da região, bem como publishers e investidores do mundo inteiro.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Após a eleição de Trump: os ricos das criptomoedas lucram R$ 220 bilhões com salto do bitcoin

É mais de meio milhão de reais, algo inédito em termos de valorização

20 minutos atrás

MDS alerta sobre fake news de pagamento do Bolsa Família

Pagamento mensal de benefício segue calendário oficial

35 minutos atrás

Parceria entre EBC e China Media Group fortalecerá trocas culturais

Acordos também devem beneficiar o comércio entre os países

44 minutos atrás

Diferença entre sabão em pó e sabão líquido não é tão óbvia

Ao comprar um sabão para lavar roupas, a variedade de opções é desconcertante. Todos os…

1 hora atrás

Rumor: Carlos Tramontina pode ir pro SBT em 2025

Será? Ele está hoje no Flow News do Grupo Flow

3 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!