Drops de Jogos recebeu informações oficiais. Último dia de BIG Festival promove mix de palestras para criadores de conteúdo e desenvolvedores.
O quarto e último dia de BIG Festival manteve a alta qualidade e variedade na programação de palestras e entrevistas, com uma programação repleta de opções para todos os campos dos games e do entretenimento, seja no desenvolvimento ou para a promoção dos jogos em redes sociais. O domingo também contou com encontros e presenças VIP que lotaram o stand da Twitch para meet & greets com Gaules & Tribo, G0ularte, Kennzy & Mylon.
Games e Saúde Mental na Globalização Descolonial
O Big Festival recebeu a Games for Changes América Latina, a primeira rede latino-americana para pesquisar, inovar e valorizar a relação entre jogos, aprendizagem e transformação social. O mediador para o papo foi Gilson Schwartz, representante da Games for Changes, acompanhado por Pollyana Natarglacomo, psicanalista e game designer, e Lucas Machado, Doutor em filosofia, ambos parte da Games for Change. Para complementar o papo, participaram Renata Morals, da Lumens, e Tapuia e Julio Santi, da Pepita Digital, produtora do jogo “Master Lemon”, que é um projeto apoiado pela GfC e será lançado na ONU.
Gilson abriu o papo apresentando um pouco do projeto Games for Change, que vai para a ONU este ano para discutir como os games podem acelerar e impactar uma transformação para um mudo melhor e mais sustentável. Também como o foco da palestra, este ano o “Gamers for Change” dará foco para a Saúde Mental em seus eventos e projetos, trazendo debates e análises muito importantes para o mercado de games e entretenimento no geral.
Renata Morals, da Lumens e Tapuia, parceira da Gamer for Change America Latina, participou remotamente e trouxe insights para o design de interface que trazem a descolonização de games, tema novo e complexo que vem trabalhando para promover a saúde mental nos jogos. Renata fez um convite à reflexão: “antes de jogar para se entreter e divertir, temos que jogar como uma forma de refletir sobre nós mesmos, entender e absorver as diferenças das realidades apresentadas”.
Pollyana Natarglacomo, psicanalista e game designer integrante da Games for Changes, comentou que “o jogo é para ser uma experiência, seja para o bem ou mal, então devemos focar em produzir referências boas para quem joga.”
Julio Santi, da Pepita Digital e criador do jogo Master Lemon (projeto patrocinado pela Gamers for changes), falou um pouco de seu projeto que foca na preservação da memória com o objetivo do autoconhecimento, destacando a importância destes para a saúde mental.
Lucas Machado, professor de filosofia, destacou a maior motivação desde o princípio foi “a participar da Gamer for Change, foi entender que a gameficação e o próprio ato de jogar traz um momento de auto reflexão e pode ser uma ferramenta de inspiração”.
Gilson aproveitou para lembrar a todos que “os jogos podem ser boas opções para nos ajudar a superar preconceitos globais, e devem ser ferramentas que combatam o racismo, o fundamentalismo e preconceitos gerais ao outro”.
Dicas para ter sucesso no TikTok
O painel Mitos e Verdades Sobre Produzir Conteúdo no TikTok foi inteiramente dedicado para quem quer obter sucesso no TikTok. Os quatro comportamentos criativos essenciais são: recomendações, identificação, curiosidades e sensações. É fundamental que o conteúdo criado não acabe no conteúdo e que continue reverberando entre seguidores e não seguidores (por meio da página For You).
Existem alguns caminhos para criar um vídeo com potencial de “viralização”, a começar com a definição de um formato próprio, para assim ter uma produção maior e mais assertiva, tanto na edição quanto no modo de apresentação. O formato estabelecido é o que vai criar uma identificação com o espectador.
Outro aspecto fundamental é comportar-se como autoridade perante o assunto. Ao ter certeza sobre aquilo que está falando, seja por repertório ou por estudo para o vídeo em questão, você naturalmente se tornara em uma referência sobre o tema. E ter noção e domínio sobre qual categoria ou nicho a conta se encaixa trará um norte para o perfil.
Embora a constância seja importante, o TikTok recomenda priorizar a qualidade ao invés da quantidade. Outra dica é estudar os resultados que a própria plataforma oferece, com o objetivo de identificar padrões, analisar formatos e avaliar o tempo de retenção dos vídeos. Estudar perfis parecidos com o seu também é uma prática recomendada.
Por último, as quatro “dicas matadoras” para performar bem na plataforma são: 1) trabalhar bem os primeiros segundos, que farão o usuário decidir se quer ver mais ou ir para o próximo; 2) ter um bom ritmo, importante para reter o espectador; 3) criar um conteúdo compartilhável pois quanto mais pessoas ficarem nele, mais o TikTok entenderá que aquilo é relevante e entregará para mais pessoas; 4) publicar sempre vídeos na vertical, afinal o TikTok é uma plataforma de vídeos na vertical.
A nova fase doa eSports no Brasil
Bruno Bitencourt, conhecido como “PlayHard”, CEO da Loud e Matias “Saadhak”, atleta de valorant da LOUD e campeão mundial, sobem ao palco para falar do futuro do eSports no Brasil. Bruno é CEO de um dos maiores times brasileiros de eSports, destaca que o Brasil tem fortes talentos em FPS e o crescimento da Loud começou justamente com o FreeFire quando poucos acreditavam.
Comentam que a vitória da Loud no mundial de Valorant de 2022 vai gerar resultados a longo prazo, com crianças projetando para si o objetivo de serem pro players no jogo, com pretensão de viver do sonho e o Brasil tem capacidade de fazer isso.
Bruno destaca que “no Brasil precisamos tentar replicar o cenário de grandes polos do eSports, como a China e Koreia, de forma adaptada para a realidade e economia brasileira, com foco no jovem em prol da profissionalização do cenário gamer.”. “Para salvar o eSports a nível nacional é necessário que os desenvolvedores dos jogos deem suporte aos times para gerar receita e girar a economia. Por exemplo, disponibilizando a venda de skins dos times, nao apenas em campeonatos e finalistas como feito no CS… vemos uma movimentação muito positiva da Riot com o Lol e Valorant, mas é importante impulsionar esse tipo de ação” finaliza PlayHard.
Serviço:
Data: 28 de junho a 2 de julho de 2023
Horário: 10h às 20h (exceto dia 28 — 16h às 20h)
Local: São Paulo Expo
Endereço: km. 1,5, Rod. Dos Imigrantes — Vila Água Funda — São Paulo, SP
Valor dos ingressos: a partir de R$40
Sob a chancela do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, o BIG Festival tem patrocínio do Banco do Brasil, da Sabesp, da Twitch, da TNT e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil; parceria com Abragames — Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a ApexBrasil; realização BIG Festival, Omelete, SPcine, Secretaria de Cultura da Capital, SMTUR (Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo), Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal.
Sobre o BIG Festival
O BIG Festival (Best International Games Festival) acontece desde 2012 e é o mais importante festival do mercado de games da América Latina. Sua missão é fortalecer o ecossistema de games no Brasil – mostrando os melhores jogos do mundo no festival, lançamentos de jogos de publishers renomadas, encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais players da região, bem como publishers e investidores do mundo inteiro.
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