Boardgame francês sobre luta de classes vende 10 mil cópias em menos de um mês

O jogo é uma dura crítica à realidade econômica da atualidade no país europeu.

  • por em 2 de janeiro de 2020

Imagem: fotomontagem

Um casal de sociólogos franceses criou um jogo de tabuleiro que demonstra a diferença de classes entre pobres, ricos e as injustiças da vida, com a significativa vendagem de 10 mil cópias em apenas três semanas.

Kapital!, jogo que se apresenta com o subtítulo “Quem vencerá a guerra de classes?”, é uma dura crítica à política francesa da atualidade, onde as diferenças sociais mostram-se parte de um processo de dominação e exploração de classes, acreditam os criadores do jogo.

“Como na vida real, os jogadores dominantes têm uma chance muito maior de vencer”, explicou Monique Pinçon-Charlot, de 73 anos, que desenvolveu o projeto junto a seu marido, Michel, quatro anos mais velho.

O casal é autor de vários artigos e ensaios sobre a situação econômica no país e o desequilíbrio de oportunidades entre as diferentes classes sociais, como Sociology of the Bourgeoisie, Lucky Millionaires e Why are the Rich Getting Richer and the Poor Getting Poorer?.

O jogo centra seu foco na sociedade e na política com a França, mas seus idealizadores acreditam que ele pode ser facilmente ser ajustado para se adequar à realidade de outros países.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
CulturaNotícias

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Rodrigues Lobo

Qual a possibilidade desse jogo ser publicado por aqui, numa versão em português?