Cyberpunk 2077. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Nem toda empresa persegue tendências de mercado. E, em reunião com seus acionistas, a CD Projekt (desenvolvedora de Cyberpunk 2077 e The Witcher 4) confirmou que se manterá focada no desenvolvimento de jogos single player e não irá perseguir as tendências de games multiplayer no estilo “live service”.
De acordo com Michal Nowakowski, co-CEO da CD Projekt, jogos baseados em marcas conhecidas e que possuem narrativas imersivas nunca deixarão de ser populares. E o sucesso que a empresa alcançou com as franquias Cyberpunk e The Witcher prova que esta posição pode sim dar frutos.
Desde que jogos como World of Warcraft, Minecraft e Fortnite se tornaram os mais jogados do mundo, todas as grandes desenvolvedoras de jogos buscam pelo seu próprio “jogo infinito” – algo que os jogadores ficarão sempre retornando, e que podem gerar grandes lucros com vendas de itens dentro do game.
E é essa ganância por tentar emplacar “o próximo Fortnite” que muitos apontam como a raiz de toda a crise que o setor de games vive hoje, que resulta em flops históricos como Concord e em ondas e mais ondas de demissões.
Recentemente Johan Pilestedt, diretor criativo de Helldivers 2, disse em uma palestra durante a GDC 2025 que o ciclo de “morte e renascimento” da indústria de videogames é tão brutal porque não há diversificação suficiente. E que a crise em que estamos hoje não existiria se todo mundo não estivesse fazendo um novo battle royale.
A CD Projekt quase se envolveu nessa busca por tendências, e planejava lançar uma versão multiplayer de Cyberpunk 2077. Mas a empresa matou de vez esse projeto em 2022 e resolveu se concentrar em corrigir bugs, problemas de performance e criar mais conteúdos para seu RPG em primeira pessoa.
E a estratégia deu certo: Cyberpunk 2077 foi de fracasso e decepção no lançamento para um dos jogos mais vendidos de todos os tempos.
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Será que ele tá certo?