Cena de indie games do Ceará tem pouco preconceito com mulheres, avaliam desenvolvedoras da região - Drops de Jogos

Cena de indie games do Ceará tem pouco preconceito com mulheres, avaliam desenvolvedoras da região

“Os homens ainda são maioria, mas cada vez mais eu vejo mulheres aparecendo”, avalia Sabrina Ferreira.

  • por em 17 de fevereiro de 2020

Imagem: reprodução de arte de Ana Beatriz

A comunidade de desenvolvedores do Ceará compreende pouco mais de 200 pessoas na atualidade, segundo dados da Associação Internacional de Desenvolvedores de Jogos, o IGDA Capítulo Fortaleza, e aproximadamente 10% desta mão de obra local é composta por mulheres desenvolvedoras.

Embora enxuta, esta parcela de criadores de games da região avalia como positiva a participação e vê com raridade casos de preconceito de gênero nos grupos núcleos locais de produção de jogos.

“A comunidade de desenvolvedores em geral é bem respeitosa e receptiva, não há casos de machismo ou de preconceito recorrentes, mas isso não quer dizer que não exista”, comentou a produtora de jogos e gerente de projetos Adelaide Brito.

“O pessoal é muito de boas, não existe essa distinção. Todo mundo é muito proativo, o grupo é muito galera, a gente tem muito essa visão daqui que a gente não tem um mercado consolidado, então se a gente for ficar de picuinha e qualquer tipo de preconceito a gente não vai conseguir se estabilizar”, considera UX/UI Loana Russo, já premiada em desenvolvimento de jogos do Fortaleza Nerd de 2018.

“Os homens ainda são maioria, mas cada vez mais eu vejo mulheres aparecendo. Isso é muito legal de ver. É legal que dá pra ver que sim, as meninas também gostam de games”, reforça Sabrina Ferreira, game designer da Vulpis Studio.

Fonte: O Otimista

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Gomes

Muito bom essas materias sobre games, precisamos muito disso, principalmente quem é fã e gosta dos games.
Tenho um canal de jogos http://www.youtube.com/aggamerdroid é bem interessante.