Comportamento

CCJ da Câmara aprova fim da lei de alienação parental; cofundadora do Meteoro apoia essa derrubada

Da Agência Brasil: A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (3), por 37 votos contra 28, projeto de lei (PL) que revoga a Lei de Alienação Parental (Lei 12.318 de 2010). Como o projeto tramitou em caráter terminativo, ele segue direto para análise do Senado caso não haja recurso na Câmara.

A alienação parental é considerada a prática de manipulação psicológica da criança por um dos pais ou responsável, de modo a prejudicar a construção de um vínculo dessa criança, ou adolescente, com o outro genitor ou genitora.

A anulação da lei vinha sendo exigida por movimentos que lutam pelos direitos das mulheres e meninas sob o argumento central de que a legislação vinha sendo usada para proteger abusadores e afastar mães do convívio com os filhos.

“Passados 12 anos desde a sanção desta norma, concluiu-se que ela não apenas não gerou os efeitos desejados, ou seja, os de reduzir atos abusivos de genitores no processo de separação e disputa por custódia, como tem sido aplicada de maneira a gerar problemas ainda mais graves que aqueles que pretendia mitigar”, escreveu no parecer a relatora do projeto, deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ).

Segundo a relatora, a  Lei de Alienação Parental  vem sendo usada para proteger abusadores de crianças que usam a legislação para retaliar denúncias de maus-tratos de crianças e adolescentes. A deputada acrescentou que peritos e especialistas no combate à violência contra mulheres e meninas das Nações Unidas (ONU) vem pedindo para que o Brasil revogue essa lei.

Carneiro afirma ainda, em seu relatório, que o Ministério Público estima que 70% dos casos de alienação parental são de pais que foram denunciados por mulheres por violência doméstica ou abuso sexual contra elas ou contra as crianças.

A deputada fluminense citou o caso de um menino de oito anos que tentou suicídio por abusos sucessivos do pai. “A mãe se sente silenciada porque contra ela há uma ação de alienação parental”, disse.

Adiado na CCJ algumas vezes, o debate na sessão de hoje se estendeu por mais de três horas devido a resistência de deputados do Partido Liberal (PL) e da oposição, que alegavam que a Lei de Alienação Parental tem um papel a cumprir.

“Nós devemos reformular essa lei, aprimorá-la e não revogá-la simplesmente retirando do nosso ordenamento jurídico, colocando um limbo de uma lei que, embora tenha inconsistências, problemas que devem ser sanados, ela protege crianças e genitores, independente de sexo, se é mulher, homem, mãe, pai”, argumentou.

Do site Drops de Jogos e da Folha TV/Democrata em 6 de julho de 2025: Quem se manifestou sobre a necessidade de defender as crianças com a derrubada da lei foi Ana Lesnosvki, fundadora do Meteoro Brasil.

O Meteoro é o maior canal hardnews de notícias do campo progressista, com quase dois milhões de inscritos. Ana publicou o seguinte vídeo no Instagram: Você também defende o direito de crianças e adolescentes de serem protegidos de abusos s.xuais e outras agressões? Então convidamos você a gravar uma mensagem para seus deputados pedindo a revogação da Lei da Alienação Parental (LAP). Você pode usar esse texto, ou pode fazer o seu. O importante é não silenciar mais a respeito do uso da LAP para proteger agressores de crianças. #revogalapjá 

Drops

Drops é um site de notícias, games, entretenimento, cultura, ciência, tecnologia e inovação. Criado por Pedro Zambarda em 2015 como o site Drops de Jogos. Dedica-se a notícias curtas (os drops), reportagens exclusivas, em profundidade, pesquisas com o público e análises. É parceiro do Portal Uai, do jornal O Estado de Minas, dos Diários Associados.

Posts Recentes

Dólar cai a R$ 5,42

Câmbio

1 hora atrás

Socióloga fala sobre o perigo de masculinismo, misoginia, redpills e mais no Meteoro Microscópio

Ciência social também é ciência; programa do Meteoro Brasil

2 horas atrás

Prêmio eSports Brasil 2025 anuncia Eduardo Sterblitch e Nyvi Estephan como apresentadores

Nona edição da maior premiação de games e eSports da América Latina acontece em 18…

3 horas atrás

BYD bate recorde histórico de vendas durante mês de sua estreia no Salão do Automóvel de SP

Em novembro, a marca alcança a sua melhor performance em vendas e ultrapassa 16.500 pedidos…

3 horas atrás

BYD ultrapassa 2 mil trabalhadores em Camaçari cerca de um mês e meio após inauguração da fábrica

As novas admissões incluem funções como operadores, soldadores e pilotos de teste, além de técnicos…

4 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!