A cantora britânica Lily Rose Beatrice Allen é também atriz e reconhecida por prêmios como Brit Award, além de indicações ao Grammy Awards e ao Laurence Olivier Awards. Sua carreira musical de Allen começou em 2005, quando ela assinou contrato com a Regal Recordings e começou a divulgar suas gravações na rede social MySpace.
A popularidade delas resultou em execuções na BBC Radio 1. Seu primeiro single comercial, “Smile”, lançado em 2006, alcançou o primeiro lugar na parada de singles britânica em julho daquele ano e recebeu a certificação de platina dupla pela British Phonographic Industry (BPI).
O álbum de estreia de Allen, Alright, Still (2006), foi bem recebido pela crítica, alcançou a segunda posição da parada de álbuns do Reino Unido e vendeu mais de 2.6 milhões de cópias mundialmente.
Álbum também foi indicado ao prêmio de Melhor Álbum de Música Alternativa no 50.º Grammy Awards e adicionalmente produziu os singles “LDN” e “Alfie”.
Seu segundo álbum de estúdio, It’s Not Me, It’s You (2009), estreou no topo das paradas de álbuns britânica e australiana e produziu os sucessos “The Fear”, “Not Fair” e “Fuck You”. Esse sucesso lhe rendeu o prêmio de Melhor Artista Solo Feminina Britânica no 30.º Brit Awards.
Allen e Amy Winehouse foram creditadas por iniciar um processo que levou à criação do selo midiático “Ano das Mulheres” em 2009, que premiou cinco artistas femininas que faziam música de “experimentalismo e ousadia” com indicações ao Mercury Prize.
Seu terceiro álbum, Sheezus (2014), liderou a parada de álbuns britânica, ao passo que seu quarto álbum, No Shame (2018), alcançou a oitava posição. Seu quinto álbum de estúdio, West End Girl, foi lançado em 2025.

O disco sobre a traição
Lily Allen lançou “West End Girl”, seu primeiro disco em sete anos, em 24 de outubro. Anunciado de surpresa, o álbum vem após o divórcio da cantora com David Harbour, ator de “Stranger Things”. Eles se casaram em 2020, e a informação do divórcio veio a público no início de 2025.
De acordo com o que Lily falou à “Vogue” britânica, o disco foi gravado em 16 dias, no fim de 2024, para “processar o que estava acontecendo” durante a separação. No álbum, há letras bem diretas sobre infidelidade, mentiras e não monogamia.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
