Conheça cinco heroínas inspiradoras do mundo dos games

Representatividade importa

  • por em 22 de dezembro de 2021
Veja as heroínas

Conheça cinco heroínas inspiradoras do mundo dos games. Foto: Reprodução

A Pesquisa Game Brasil (PGB) identificou que o público feminino representa 53,8% dos jogadores de games no Brasil, um contingente que, mesmo sendo maioria, continua mal representado nos jogos.

Atualmente, as meninas vêm reivindicando cada vez mais personagens representativas, que fujam dos estereótipos da femme fatale ou da donzela em perigo e se mostrem mais próximas da realidade destas jovens jogadoras.

Conheça, ou relembre, cinco das personalidades mais inspiradoras no mundo gamer.

LEIA MAIS

1 – Editor de conteúdo do Drops de Jogos explicava as inverdades sobre Games e Violência há 10 anos 

2 – Acredite se quiser – Brasileiros criam jogo mod de graça baseado na Caverna do Dragão

Senna, a redentora
Senna é uma sentinela da luz no jogo League of Legends. Em seu histórico, a personagem é perseguida por espíritos malignos desde sua infância, tendo que aprender a lutar e se esconder ainda jovem.

Lançada em novembro de 2019, a personagem inspira diversas meninas por ser uma mulher negra que nunca desanomou frente às adversidades.

Madeline [Celeste]
Madeline é a protagonista de Celeste, um jogo de plataformas em que o objetivo é chegar ao topo do Monte Celeste. Para alcançar este feito, a personagem deve agir em conjunto com sua segunda personalidade, que a permite realizar diferentes movimentos.

Segundo a criadora da personagem, Maddy Thorson, Madeline é uma garota trans que enfrenta grandes dificuldades para escalar a montanha sozinha. Em sua jornada, ela se depara com grandes obstáculos, que são superados mediante a interação equilibrada das duas personalidades.

Ellie [The Last of Us]
Ellie é a personagem principal de The Last of Us parte I e II. O jogo é retratado em uma dimensão pós apocalíptica nos EUA, em que a protagonista é a única pessoa imune ao vírus que transforma pessoas em zumbis.

No primeiro jogo, a jovem conta com a ajuda de alguns aliados. Na continuação, já com 19 anos, a menina vive uma saga solitária na maior parte do tempo.

O enredo tem grandes momentos de tensão, perigos e situações inusitadas que devem ser superados pela jovem. Ainda mais por ser uma garota LGBT sozinha em um mundo que os humanos são o verdadeiro perigo.

A forma como a protagonista contorna as situações é inspiradora para as garotas gamers. Ellie é um dos maiores símbolos da independência feminina nos jogos atuais.

Ciri, a leãozinha
Ciri é uma das principais personagens da saga de RPG, The Witcher. A jovem é uma princesa com características peculiares, como os adornos nos cabelos, os olhos semelhantes a jóias de ouro. Quando o trono foi atacado, Ciri teve que fugir, associando-se a um certo bruxo, desvendando os mistérios da magia.

No game, acompanhamos as muitas dificuldades passadas pela personagem e momentos que destacam como ela cresceu em habilidades combativas após superar os empecilhos.

O lema de Ciri é não desistir nunca, fazendo da princesa uma das feiticeiras mais fortes do mundo. A força de vontade da personagem motiva as mulheres a superarem os desafios do cotidiano, ficando mais preparadas a cada novo dia.

Lara Croft
Desde o começo, Lara sempre apresentou um perfil heroico. Ao longo da série Tomb Raider, ela deixou de ser apenas um rostinho bonito e passou a representar com mais ênfase a independência feminina. No jogo, Lara é uma arqueóloga que se desloca para diversos locais em busca de tesouros e relíquias perdidas.

Sozinha nos lugares mais inóspitos do planeta, a protagonista se aventura pelas regiões, enfrentando grandes dificuldades e provando que consegue alcançar seus objetivos.

Lara Croft passa para as mulheres uma mensagem de liberdade, capaz de realizar feitos inimagináveis.

Não faltam no cenário atual boas representantes inspiradoras para as jogadoras, a exemplo de Jill Valentine, da série Resident Evil, Clementine, da saga The Walking Dead, Poison, a transexual do jogo Final Fight, ou Laura Matsuda, a lutadora com gingado brasileiro de luta Street Fighter 5.

Vale conferir estas e outras criações.

Texto produzido a partir de informações de Maria Gabriela Ortiz, da agência Hedgehog Digital.

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments