Conselho da ABRAGAMES lança edital do selo pela Diversidade nas empresas - Drops de Jogos

Conselho da ABRAGAMES lança edital do selo pela Diversidade nas empresas

Iniciativa importante da maior associação de devs do Brasil

Conselho da ABRAGAMES lança edital do selo pela Diversidade nas Empresas. Foto: Divulgação/Facebook

Do site oficial da ABRAGAMES, maior associação de desenvolvedores do jogos do Brasil:

O Conselho da Diversidade da Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais, lança hoje (11) o Edital Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade, por meio do qual certificará empresas que pratiquem ações para a difusão da cultura do respeito e da igualdade nos ambientes de estudo e trabalho da indústria de jogos. O Conselho resolveu juntar as aplicações em um edital para facilitar o processo e tentar aumentar o número de empresas certificadas. “Em 2019, ano de criação do Selo, a iniciativa era voltada apenas para empresas associadas à Abragames e apenas 14 foram contempladas. Queremos aumentar o envolvimento do setor de jogos em questões de diversidade, pois sabemos que equipes diversas produzem jogos mais interessantes e para um público mais amplo”, explica Gustavo Arcanjo, do Conselho da Diversidade da Abragames e um dos responsáveis pelo Selo.

Os Selos de Apoio e Incentivo à Diversidade foram construídos com o cuidado de ter sempre um representante da minoria em questão no Conselho. Primeiro, foram lançados selos de Gênero, LGBTQIA+; em seguida, em agosto de 2019, o Racial; e, agora, em 2020, conseguimos criar a categoria voltada para Pessoa com Deficiência (PcD). “Estamos muito contentes com o lançamento do selo voltado para PcD, era nossa meta desde o início do Conselho, mas só este ano conseguimos reunir representantes dessa minoria”, explica Mayara Fortin, do Conselho da Diversidade da Abragames e uma das responsáveis pelo Selo. Essa nova categoria inclui pessoas portadoras de limitações permanentes, sejam elas físicas, visuais, auditivas, intelectuais e/ou neurológicas.

Estão aptas a participar do edital as empresas desenvolvedoras de games de todo o território nacional que ofereçam oportunidades de inclusão aos seguintes grupos descritos como minorias representativas: Diversidade de Gênero, Diversidade LGBTQIA+, Diversidade Racial, além da nova categoria, Diversidade de Pessoas com Deficiência – PcD. Para uma empresa receber o(s) selo(s) ela deve se inscrever no edital.

Para entender um pouco mais de cada categoria e da proposta do Selo, você pode ler este documento, que fica disponível no site da Abragames, onde além das regras dos Selos, disponibilizamos uma série de materiais de estudo e levantamentos sobre diversidade.

Confira a porcentagem mínima de representação para a certificação para os Selos da Categorias Evento e Empresa das Minorias abaixo, obedecendo o mínimo de 1 pessoa:

Gênero: Fica estabelecida como 30%
LGBTQIA+: Fica estabelecida como 7%
Raça: Fica estabelecida como 12%
Pessoas Com Deficiência (PcD): Fica estabelecida como 12%

O Selo de Apoio e Incentivo da Diversidade foi criado pelo Conselho de Diversidade da Abragames com o objetivo de destacar boas práticas e, principalmente, incentivar a participação das minorias representativas no setor.

As empresas interessadas em serem certificadas com o Selo devem se inscrever até o dia 11 de Setembro de 2020.

Inscreva-se agora

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments