Criador de Skyrim continua "chocado" com sucesso do jogo - Drops de Jogos

Criador de Skyrim continua “chocado” com sucesso do jogo

Quase 15 anos depois do lançamento, Skyrim continua sendo um dos jogos mais populares do mundo – surpreendendo até os criadores do jogo.

Skyrim. Foto: Divulgação

Lançado em 11 de novembro de 2011, The Elder Scrolls: Skyrim continua sendo um dos jogos mais populares do mundo quase 15 anos depois. E esse sucesso surpreende até mesmo um dos criadores do jogo.

Em entrevista para o FRVR PodcastBruce Nesmith – lead designer no desenvolvimento de Skyrim – revelou que ele se sente “eternamente surpreso” com o sucesso do jogo. Apesar de lançado há quase 15 anos atrás, ele ainda possui 12 vezes mais jogadores ativos do que The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, de abril deste ano.

Para Nesmith, o sucesso do game tem a ver com o modelo de mundo aberto usado. Ele chama este modelo de “mundo aberto verdadeiro”, onde os personagens respondem e reagem às decisões tomadas pelo jogador. Para o designer, este é um modelo que ninguém tinha feito antes de Skyrim – e poucos tentaram imitar depois.

Ele acredita que a implementação disso só foi possível porque eles aceitaram que o jogo teria diversos momentos “bizarros”, algo que ele acredita que muitos desenvolvedores lutam contra. Para Nesmith, foi justamente aceitar que as ações do jogador poderiam resultar em acontecimentos bizarros e esquisitos dentro do jogo que permitiu que Skyrim se tornasse aquilo que é hoje.

Outro ponto é que, apesar de muitos jogadores reclamarem das “paredes invisíveis” que são algumas montanhas do jogo, a exploração dentro daquele mundo é sem limites. Os jogadores podem ir onde quiser, a hora que quiser, e fazer o que quiser ali dentro – e isso é uma experiência rara em jogos do gênero mesmo quase 15 anos depois.

Ele ainda afirma que o diferencial de Skyrim é que o objetivo do jogo não era te dar uma lista de tarefas a ser completadas, mas uma caixa de ferramentas pra você fazer o que quiser com elas. Em nenhum momento o time de desenvolvimento tentou “criar” a experiência que o jogador deveria ter. Eles criaram um mundo e alguns eventos que estão acontecendo nele naquele momento histórico, mas é o jogador que deve decidir qual experiência ele terá dentro daquele mundo.

Assim, Nesmith acredita que todos esses fatores são o que tornam Skyrim tão especial, e faz com que o game continue sendo mais jogado do que outras experiências de mundo aberto mais recentes da Bethesda, como Fallout 4 Starfield.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments