10 mortes mais traumatizantes da franquia Premonição - Drops de Jogos

10 mortes mais traumatizantes da franquia Premonição

Ranqueamos em ordem de trauma quais foram as dez mortes da franquia Premonição que nos fizeram ficar acordado à noite.

(Imagem: reprodução)

Com a chegada aos cinemas de Premonição 6: Laços de Sangue na semana passada, nada melhor para fazer em uma segunda-feira – o Dia Nacional em que Todo Trabalhador Gostaria de Estar Morto – do que relembrar algumas das mortes mais traumatizantes da franquia.

Os filmes de Premonição estão cheios de mortes tão absurdas que geram mais risadas do que sustos, mas também são responsáveis por gerar traumas geracionais e fazer muita gente descobrir medos que nem sabiam que tinham. Por isso, irei listar aqui as 10 mortes mais traumáticas da franquia.

ATENÇÃO: Daqui pra frente teremos spoilers óbvios sobre os cinco primeiros filmes da franquia Premonição. Nenhuma das mortes citadas aqui acontecem em Premonição 6: Laços de Sangue. Então este é um texto “seguro” para quem ainda não assistiu ao filme mais recente.

10 – Descarrilamento de metrô (Premonição 3)

Antes de tudo, é preciso deixar claro: acho que das cenas mais traumatizantes, essa é a mais “fraca” por ser a mais difícil de acreditar que poderia acontecer realmente. Existem aqui muitos fatores de baixa probabilidade que precisam ocorrer ao mesmo tempo: o metrô precisa estar em um trecho da linha que possui uma troca de trilho que não leva pra lugar nenhum; essa linha precisa ter dois fios desencapados que estão próximos suficientes um do outro para entrarem em curto; esse curto não pode ativar nenhuma das proteções de pane elétrica do trilho porque a única ação que ele provoca é o acionamento do mecanismo de troca de trilho; e um rato precisa causar esse curto no momento que um trem está prestes a passar por essa troca.

Tudo isso acontecer ao mesmo tempo é algo tão estatisticamente improvável que torna essa cena difícil de acreditar que possa realmente acontecer um dia. Mas um descarrilamento de trem/metrô é algo real, que já aconteceu com pessoas reais, e o filme faz uma ótima demonstração de como é estar dentro de um vagão quando isso acontece.

Essa cena só não está melhor posicionada porque, pra quem mora em São Paulo, a vida real faz questão de nos trazer cenas mais traumáticas do que qualquer filme.

09 – Acidente na montanha-russa (Premonição 3)

Outra cena que não ranqueia tão bem por causa da quantidade de absurdos adicionadas nela para aumentar a tensão. Acidentes envolvendo montanhas-russas são mais comuns do que deveriam ser, e qualquer pessoa que já foi em parque de diversões itinerante consegue facilmente imaginar um daqueles carrinhos que aparentam não receber manutenção em anos perdendo o freio ou ficando preso nos trilhos durante o looping.

Dá pra dizer que essa é uma lógica presente no filme Premonição 3: usar situações que poderiam ser totalmente possíveis mas colocar tantas variáveis para explicar o acidente que torna as cenas muito, mas muito improváveis de acontecer na vida real – o que tira uma boa parte da tensão e do trauma gerado.

08 – Enforcado pela cortina do banheiro (Premonição)

Outra cena em que as condições necessárias para acontecer a tornam muito mais improvável. Afinal, a combinação de fatores para que uma pessoa escorregue no banheiro e acaba morrendo enforcada pela cordinha da cortina do chuveiro é algo extremamente específico e improvável.

Mas essa cena está entre as mais traumatizantes e não entre as mais ridículas pela verdade que ela oculta: a de que escorregar no chuveiro é algo muito comum e muito perigoso. Um estudo de 2017 chegou à conclusão de que, só no Japão, cerca de 19 mil pessoas morrem por ano decorrentes de acidentes que ocorrem na região do chuveiro – e a maior parte deles é causada por batidas de cabeça e quedas resultadas de um escorregão. Então, se você não tem medo de escorregar no banho e acabar morrendo, deveria.

07 – Ponte quebrando (Premonição 5)

Outra cena que poderia estar melhor colocada se não fosse as inclusões de clichês (como a menina que perde o óculos) para tentar tornar uma situação traumatizante em algo ainda pior. E falhando, porque a situação em si de uma ponte suspensa quebrando com pessoas em cima já é traumatizante o suficiente por si só.

Outro ponto que torna esse acidente um pouco crível é ele acontecer por causa dos trabalhos de manutenção da ponte. Historicamente, já aconteceram diversos acidentes do tipo, mas normalmente eles ocorrem por falta de manutenção, e não por causa dela. E ela só não fica ainda mais pra baixo porque foi inspirada diretamente por um evento real.

A inspiração é o acidente da Ponte Prateada em Point Pleasant, na Virgínia do Norte. Em 15 de dezembro de 1967, durante a hora do rush, uma falha em uma única viga da ponte provocou uma reação em cadeia que fez a ponte colapsar com um enorme congestionamento de carros em cima dela, causando a morte de 46 pessoas. Mas, apesar de muitos apontarem para o Mothman, a culpa estava mesmo na administração municipal, que tinha sido avisada sobre o problema com aquela viga dez meses antes do acidente e não tomou nenhuma providência.

06 – Torrado na câmara de bronzeamento artificial (Premonição 3)

Pessoalmente, eu nunca entendi a pira pelas câmaras de bronzeamento artificial. Aquilo é claramente uma armadilha com um altíssimo Índice VDM (“Vai Dar Merda”), e só podia mesmo ser coisa de estadunidense que arrisca a vida como se morasse em um país com saúde pública gratuita. No Brasil, a venda, distribuição e uso desses equipamentos é proibido pela Anvisa desde 2009.

A cena da morte de Ashley fica ali no limiar entre o trauma e a comédia, e é um bom lembrete do porquê países que se preocupam com a própria população um pouquinho que seja proíbem esta prática.

05 – Decapitação por elevador (Premonição 2)

Apesar de essa também ser uma morte que tem uma premissa muito improvável para tudo o que acontece, ela não deixa de ser menos traumática. Ficar preso na porta do elevador e perder a cabeça (literalmente) é um medo secreto que eu tenho, e deve ser uma das formas mais dolorosas de se morrer.

E esses acidentes, apesar de raros, existem. De acordo com uma reportagem do The National Post, do Canadá, apenas na cidade de Ontario cerca de seis pessoas perdem a vida e mais de mil ficam feridas em acidentes envolvendo elevadores. E a esmagadora maioria deles (75%) envolvem pessoas que tentam forçar as portas do equipamento a abrir ou impedi-las de fechar.

04 – Atropelado por ônibus (Premonição)

Simples, curta e bastante traumática. Esta cena do primeiro filme usa algo que é uma causa de morte extremamente comum (atropelamentos) e transforma um em jump scare que serve para ditar o tom de toda uma franquia de filmes.

E pode ter certeza que toda mãe ou todo pai a primeira vez que viu essa cena pensou “tá vendo? É por isso que você deve sempre olhar pros dois lados antes de atravessar a rua”.

03 – Pedra atirada por cortador de grama (Premonição 4)

Mais uma cena que prova que muitas vezes a capacidade de traumatizar está na simplicidade de algo. Aqui não temos diversas pequenas coisas acontecendo em uma sequência altamente improvável para causar uma morte. Apenas uma pedra que aparece no caminho de um cortador de grama e o estrago está feito.

Existe um motivo de porque aqui no Brasil nós costumamos usar cortadores de grama à base de fio de nylon: se um deles bate numa pedra deste tamanho, ele apenas quebra ao invés de atirá-la para o alto em alta velocidade. Mas algumas prefeituras ainda usam cortadores de grama de lâmina de aço na manutenção das áreas gramadas da cidade. E esta cena é o motivo de eu sempre desviar o caminho quando percebo que tem gente cortando grama próximo à rua onde eu iria passar.

02 – Avião explodindo (Premonição)

O primeiro filme da franquia pode não ter exatamente criado nenhum trauma, mas ele se aproveitou muito bem de medos que muitas pessoas possuem. E o medo de voar é talvez um dos mais comuns.

A cena do avião explodindo no primeiro filme da saga é superior à da maior parte dos outros filmes justamente pela sua simplicidade: ao invés de mostrar cada mínimo defeito que causa a explosão do avião, somos colocados na perspectiva de quem está lá dentro e vê tudo balançar, a fuselagem ser arrancada, pessoas sendo puxadas para fora e o avião explodir sem entender absolutamente nada do que está acontecendo. Até porque não precisa; como já comentei aqui, explicar demais todos os motivos que levam a um acidente só ajudam a diminuir o trauma que ele causa.

Essa cena pode não ter criado o medo de avião em muitas pessoas, mas ela com certeza serviu para reforçar esse trauma mesmo em quem nunca passou por nem mesmo uma turbulência.

01 – Acidente com o caminhão de toras (Premonição 2)

Não tem jeito: essa é a cena mais traumática de qualquer filme da franquia Premonição. E arrisco dizer que é a cena mais traumática de qualquer filme de terror, ponto.

Existe hoje toda uma geração de adultos de trinta e tantos anos dirigindo pelas estradas mundo afora que se cagam de medo toda vez que passam por um caminhão carregando toras na estrada. Eu mesmo sou uma pessoa que não gosta de dirigir acima do limite de velocidade em nenhum lugar, mas se precisar bater 180km/h pra ultrapassar um caminhão desses sempre que encontro na estrada eu não penso duas vezes.

Acho que nenhuma cena ficou tão fixada na memória de toda uma geração quanto essa, e se os millennials possuem um trauma coletivo comum é o medo irracional que temos com caminhões carregando toras provocado pela cena de abertura de Premonição 2.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments