Sabe o que é que não faltava em 1975? Boa música! E sabe o que todas elas tem em comum? Completam 50 aniversários em 2025.
Tá, tecnicamente todo ano está cheio de boas músicas sendo lançadas em praticamente todos os estilos. Mas só as músicas lançadas em 1975 estão completando 50 anos – meio século! E essa é a única justificativa para esta lista.
Agora é só dar o play (e se sentir velho quando perceber que conhece a maioria delas).
Raul Seixas – Tente Outra Vez
A música abre o álbum Novo Aeon, lançado em 12 de novembro de 1975.
Led Zeppelin – Kashmir
A música que se tornou um dos maiores hinos do rock mundial faz parte do álbum Physical Graffiti, lançado em 24 de fevereiro de 1975.
Dave Bowie – Fame
Um dos clássicos da fase “soul” de Bowie faz parte do disco Young Americans, lançado em 07 de março de 1975.
Rush – Fly By Night
Este clássico da banda canadense faz parte do álbum de mesmo nome, lançado em 14 de fevereiro de 1975.
ABBA – Mamma Mia
O clássico que inspirou dois filmes musicais incríveis foi a música de abertura do álbum Abba, lançado em 21 de abril de 1975
Rita Lee – Ovelha Negra
A música que até hoje é top 10 das mais tocadas em qualquer videokê fechou o álbum Fruto Proibido, que saiu no dia 30 de junho de 1975.
Bruce Springsteen – Born to Run
A música que se tornaria uma das mais famosas da carreira de Bruce (e do rock mundial) abriu o lado B do álbum de mesmo nome, lançado em 25 de agosto de 1975.
Pink Floyd – Wish You Were Here
A balada mais famosa da banda prog faz parte do álbum de mesmo nome, lançado em 12 de setembro de 1975, e 50 anos depois ainda1 é uma das primeiras músicas que qualquer pessoa aprende a tocar no violão.
Queen – Bohemian Rhapsody
Em 28 de novembro de 2025, a banda inglesa mudou pra sempre o mundo da música com esta música que é rock, ópera e teatro tudo ao mesmo tempo.
Kiss – Rock and Roll All Nite
A música que há cinco décadas é considerada o “hino nacional do rock and roll” faz parte do álbum Dressed to Kill, lançado em 19 de março de 1975.
Jorge Ben – Jorge de Capadócia
Este clássico do gênero “pontos de macumba estilizados pra fazer sucesso na rádio” faz parte do álbum Solta o Pavão, de 1975.
Nazareth – Love Hurts
A música mais famosa da banda (e um dos covers mais famosos da história da música) faz parte do disco Hair of the Dog, de abril de 1975.
Roberto Carlos – Além do Horizonte
A música com letra que tem carinha de quem ajudou a foder o Brasil pra ir viver em Miami faz parte do álbum homônimo do cantor, lançado em 1975.
Tema do filme Tubarão
A música de apenas duas notas que até hoje é um exemplo de como criar tensão e medo apenas com o som também completa 50 anos em 2025.
Aerosmith – Walk This Way
A música foi estourar de verdade apenas em 1986 quando o grupo Run DMC transformou ela num clássico do hip hop, mas a versão original foi lançada em 1975.
KC and the Sunshine Band – That’s the Way (I Like It)
Um dos maiores clássicos da música disco (e das festas de casamento e formatura) também completa 50 anos em 2025.
Alcione – Não Deixe o Samba Morrer
A música inspiração para o texto de estreia da Patrícia Gnipper aqui no site também completa 50 anos em 2025
War – Why Can’t We Be Friends
A música que é uma das maiores ironias na relação entre nome da música e nome da banda também completa 50 aninhos em 2025
AC/DC – It’s a Long Way to the Top (If You Want to Rock’n’Roll)
O primeiro grande sucesso da banda australiana (e que ficou eternizado pelo filme Escola de Rock) foi lançado no single TNT em dezembro de 1975.
Bee Gees – Jive Talkin’
Um dos maiores clássicos do trio que ajudou a moldar o fenômeno disco no mundo também completa 50 anos em 2025.
John Lennon – Stand By Me
Um dos primeiros hits da carreira solo do ex-Beatle foi esse cover de Ben E. King que – olha só! – também foi lançado em 1975.
Alice Cooper – Welcome to my Nightmare
1975 foi um ano muito bom para os rockeiros que também tem o amor pelo teatro na veia, já que também foi o ano que este clássico seminal de Alice Cooper foi lançado.
Earth, Wind & Fire – Shining Star
Uma das músicas de maior sucesso de uma das bandas de rock negras de maior sucesso também completa 50 anos em 2025.
10cc – I’m Not in Love
Décadas antes de ser escolhida como a balada romântica da trilha do primeiro Guardiões da Galáxia, essa música da banda inglesa tocou praticamente o dia inteiro em todas as rádios do mundo quando foi lançada há 50 anos atrás.
Bad Company – Feel Like Making Love
Este clássico do rock romântico que também já tocou em tudo quanto é rádio é outro que completa 50 aniversários em 2025.
Peter Frampton – Show me the Way
Uma das músicas mais famosas da carreira solo do músico britânico completou 50 anos de seu lançamento em março de 2025.
Elton John – Pinball Wizard
Pouca gente sabe, mas a versão do filme desse clássico do Who não foi tocada pela própria banda (que lançou a música em 1969), mas por Sir Elton John. E é esta versão do filme que completa cinquentinha este ano.
ZZ Top – Tush
Um dos grandes clássicos do “rock sulista” foi lançado há 50 anos mas até hoje é presença obrigatória na playlist de qualquer motoclube de respeito.
The Doobie Brothers – Take Me in Your Arms (Rock Me a Little While)
A versão original dessa música completou 60 anos este ano, mas a versão mais popular dela é a dos Doobie Brothers, que foi lançada em abril de 1975.
Willie Nelson – Blue Eyes Crying in The Rain
Um dos grandes clássicos da carreira do cantor country também completa 50 anos este ano. Esta música é original de 1947 e já foi gravada por diversos artistas (incluindo Elvis Presley).
Bachman-Turner Overdrive – Hey You
Um dos grandes sucessos de uma das bandas de rock que sempre marcou presença nas rádios na década de 1970 também completa 50 anos em 2025.
Milionário & José Rico – O Futuro é uma Incerteza
Este clássico do cancioneiro caipira nacional também completa 50 anos do lançamento por uma das duplas mais importantes (e menos lembradas) de toda a música brasileira.
Elton John – Someone Saved My Life Tonight
Além de regravar uma música do Who, Sir Elton também lançou este clássico próprio em 1975.
Fleetwood Mac – Rhiannon
O primeiro álbum do Mac com Stevie Nicks e Lindsey Buckingham na banda trouxe o som (e o drama) que ajudariam a banda a tomar o mundo em 1977. Mas Rhianon, de 1975, já era uma pedrada que adiantava o que estava por vir.
The Electric Light Orchestra – Evil Woman
A música mais conhecida (e provavelmente a melhor) da ELO foi lançada em setembro de 1975. Então, é outra que completa 50 anos em 2025.
Bob Marley & The Wailers – No Woman No Cry (live)
Apesar de ter sido lançada originalmente em 1974, esta música só ganhou o mundo mesmo na sua versão ao vivo, no álbum Live! De 1975. Esta ainda é considerada a versão definitiva deste clássico que completa 50 anos em 2025.
Milton Nascimento – Ponta de Areia
Do álbum Minas, este clássico da música brasileira também completa 50 anos em 2025.
Ney Matogrosso – Homem de Neanderthal
O primeiro álbum de Ney após a saída da banda Secos & Molhados completa 50 anos neste ano, e já abre com essa faixa destruidora.
Al Green – L-O-V-E (LOVE)
Este clássico da soul music é outro que completa 50 aniversários este ano.
ABBA – S.O.S.
1975 foi um ano muito importante para a banda pop sueca, que tomou o mundo com o hit S.O.S. E, em 2025, esse hit completa 50 anos.
Black Sabbath – Am I Going Insane (Radio)
Apesar de não ser uma das músicas mais lembradas do Sabbath, este single do álbum Sabotage é um dos que ajudou a moldar todo o gênero do heavy metal dos anos 1980 e também completa 50 anos em 2025.
Jefferson Starship – Miracles
Uma das músicas mais famosas do grupo de rock progressivo também completa 50 anos este ano.
Hyldon – Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (Casinha de Sapê)
Ainda que esta música seja mais lembrada pela versão do Kid Abelha lançada em 1996, a original dessa música foi lançada em 1975 e completa 50 aniversários este ano.
Bob Dylan – Tangled Up in Blue
A música que abre um dos álbuns mais controversos (e de maior sucesso comercial) da carreira de Dylan é outra que completa 50 anos em 2025.
Foghat – Slow Ride
Em seus 50 anos desde o lançamento, esta música fez muito sucesso em dois momentos distintos: quando lançou em 1975 e, em 2007, quando foi parte da trilha do jogo Guitar Hero 3: Legends of Rock.
Grand Funk Railroad – Bad Time
Um daqueles clássicos “não sei o nome mas já ouvi muito no rádio” também completa 50 anos em 2025.
Heart – Crazy on You
Esta foi a primeira música de muito sucesso da banda das irmãs Wilson, e completa 50 aniversários este ano.
Wings – Listen to What the Man Said
Uma das músicas de maior sucesso do ex-Beatle Paul McCartney com a banda Wings também completa 50 anos em 2025.
Fagner – Fracassos
Este sucesso do Fagner completa 50 anos em 2025 e, recentemente, fez parte da trilha sonora da novela Amor de Mãe (considerada por muitos como “a última boa novela das nove”).
Vanusa – Paralelas
Há cinquenta anos, a cantora lançava este clássico no álbum Amigos Novos e Antigos, apresentando ao Brasil o grande compositor Belchior.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.