Por Julyana Barradas e Pedro Zambarda.
Alice Braga e a professora indigena Daiara Tukano falaram nesta sexta (6) sobre o projeto “Yawara”: Uma história oculta sobre o Brasil na CCXP24. A audiosérie resgata a história de indígenas perseguidos durante a ditadura. A produção é inspirada no Relatório Figueiredo (nome do procurador responsável Jader de Figueiredo Correia), que só foi reencontrado em 2012.
O Drops de Jogos perguntou se a atriz Alice acredita que mais produções brasileiras podem atingir o sucesso de Ainda Estou Aqui, que bateu dois milhões de espectadores no Brasil e pode concorrer ao Oscar.
A atriz Alice Braga é uma das votantes na maior premiação de cinema dos Estados Unidos e a mais relevante do mundo. Ela disse o seguinte sobre nossa pergunta.
“Precisamos fazer esses filmes para produzir memória e não podemos esquecer. Lembrar para não esquecer. Falar do que a gente viveu, por mais duro que possa ser. Melhorar como sociedade e ter mais respeito. Mesmo eu tendo chance de estudar, muitas dessas histórias não chegam na escola”.
“A cultura tem essa força de transformação. A gente vê a alegria do filme Ainda Estou aqui, com dois milhões de espectadores. É tipo Copa do Mundo. A gente tem que celebrar o cinema. A gente tem que celebrar a nossa arte”.
Veja vídeos da coletiva.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Valorizando os conhecimentos de ciências humanas
Ainda Estou Aqui
Ela não espera ganhar, mas a atriz de Ainda Estamos Aqui está vibrando
Banda que foi de John antes dos Beatles