Rosas de Ouro. Foto: Reprodução/Instagram/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Por Pedro Zambarda, editor-chefe.
A vitória da escola Rosas de Ouro no Carnaval de São Paulo é uma vitória dos videogames diante do grande público. Pegando algo que a apresentadora Nyvi Estephan me falou em uma entrevista no programa Dropando a Real do Drops de Jogos: O gamer não tem cara. O gamer não é nerd. O gamer pode ser mulher. Pode ser preto. Pode até cair no samba.
Um carro alegórico com Mario, Luigi e Toad enriqueceu o Anhembi em novos formatos de desfile. Mesmo com os fãs nintendistas marcando a marca para forçar um processo. Tinha Mega Man e Sonic. Os games estão no gosto popular, não apenas entre nerd.
E isso num momento em que há uma epidemia de bets e apostas eletrônicas. Que tentaram inclusive se infiltrar no Marco Legal dos Games.
O samba-enredo “Rosas de Ouro em uma Grande Jogada” mostrou a história e a influência de diversos tipos de jogos na humanidade, fazendo referência desde os tradicionais tabuleiros até os cassinos de Las Vegas, nos Estados Unidos.
No desfile, as alas da escola de samba representaram, por exemplo, cartas de baralho, dados, roletas e personagens famosos de alguns games.
O principal carro alegórico da Rosas de Ouro surpreendeu o público ao representar um cassino gigante, com luzes que piscavam e efeitos visuais.
A apresentação terminou quando o sol já começava a raiar, encerrando a apresentação da Rosas de Ouro com um amanhecer simbólico na avenida.
Rosas de Ouro conseguiu conquistar 269,8 pontos e se consagrou como campeã. Em seguida, apareceu a Acadêmicos do Tatuapé também com 269,8 e por fim a Gaviões da Fiel, com 269,7.
A Rosas de Ouro colocou no mesmo samba as bets e os videogames. Isso reflete uma confusão normal na sociedade. Apostas são jogos de azar.
Games são cultura, entretenimento, empregam profissionais sem recorrer às zonas cinzas da cidade e precisam se tornar um investimento estratégico do Estado brasileiro em seus aportes de dinheiro público. Como é nos Estados Unidos, no Canadá e em nações na Europa.
Mas isso é o próximo passo. O Carnaval de SP mostrar os jogos eletrônicos e elegê-lo seu vitorioso é um ótimo sintoma – de uma mudança de tempos.
Rosas de Ouro. Foto: Reprodução/Instagram/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Já chega de Radicalização e Crimes em Comunidades Online!
Canal foi importante para ampliar a cobertura da tramitação do Marco Legal dos Games
Respaldado por anos de paixão da comunidade, a experiência original de Frostpunk está sendo reinventada…
Em pré-venda, obra será lançada na Gamescom Latam, no estande da Editora Europa, com a…