Albert Camus: “No meio do inverno, descobri dentro de mim um verão invencível" - Drops de Jogos

Albert Camus: “No meio do inverno, descobri dentro de mim um verão invencível”

Vale a pena lê-lo

  • por em 20 de julho de 2026

Conceito de verão invencível do franco-argelino Albert Camus é um farol de esperança, com a força de um indivíduo que reside na sua capacidade de resistir às adversidades mais severas. A metáfora filosófica nos convida a explorar as camadas mais profundas da resiliência, mostrando que o amadurecimento surge justamente nos períodos de maior isolamento e provação.

De acordo com um estudo publicado por Sandra Teroni na revista acadêmica Revue italienne d’études françaises, o retorno de Albert Camus à Argélia, em dezembro de 1952, ocorreu durante uma fase marcada pelo isolamento intelectual, por conflitos pessoais e pelo sentimento de exílio vivido em Paris.

Após a viagem, o escritor produziu o ensaio Retour à Tipasa (Retorno a Tipasa), no qual contrapôs esses dois mundos e reafirmou sua ligação com a terra de origem.

Ao reencontrar Tipasa, Camus percebeu que, apesar das dificuldades e das transformações causadas pelo tempo, permanecia fiel a si mesmo e às paisagens mediterrâneas que moldaram sua identidade. Essa redescoberta aparece na imagem do “verão invencível”, símbolo de uma força interior capaz de resistir aos períodos de sofrimento, solidão e incerteza.

1952: Escrita do ensaio Retour à Tipasa, onde a icônica frase sobre a resistência interna foi formulada.
1954: Publicação oficial da coletânea L’Été pela editora francesa Gallimard, reunindo os ensaios solares.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Jadson

Um grande filósofo, embora o mesmo não se considerasse como tal.