Além dos games: 3 ferramentas de produtividade para manter o foco - Drops de Jogos

Além dos games: 3 ferramentas de produtividade para manter o foco

Melhore a sua produtividade

Veja o controle

Controle de Super Nintendo. Foto: Wikimedia Commons

Saber que o relógio está correndo pode ter um efeito poderoso em nossa produtividade – servindo para bloquear nosso foco enquanto nos sentimos diretamente responsáveis ​​por cada momento que passa.

Mas os benefícios de usar um temporizador de produtividade vão muito além disso: eles nos ajudam a documentar e entender nosso progresso, fornecem motivação e podem até nos proteger contra o burnout.

Os benefícios dos temporizadores de produtividade

Seja qual for a sua técnica de gerenciamento de tempo preferida, os temporizadores de produtividade são uma ferramenta inestimável para ajudá-lo e verificar se seus esforços estão realmente valendo a pena.

Eles fornecem uma estrutura simples, além da pressão necessária para nos ajudar a completar tarefas em menos tempo.

No entanto, um bom temporizador também pode fornecer uma grande variedade de insights sobre como você trabalha, ajudando a refinar e melhorar seus processos para se tornarem mais eficazes.

Vale lembrar que, ao gerar dados sobre sua produtividade e trabalho é importante mantê-los em segurança. Problemas com privacidade online são comuns hoje em dia, uma VPN pode manter os seus dados pessoais seguros no Windows ou no Mac OS.

Entre outros benefícios, um bom temporizador pode ajudá-lo no que diz respeito a sua produtividade:

  • Concentre-se imediatamente nas tarefas;
  • Faça pausas produtivas bem ritmadas;
  • Aprecie o que você alcançou;
  • Entenda quanto tempo diferentes tarefas levam;
  • Avalie o seu desempenho produtivo ao longo do tempo;
  • Fornece motivação para superar o desempenho anterior;
  • Revele tarefas e processos que o impedem.

Claro, nem todos os temporizadores são capazes de fornecer todos esses benefícios. Encontrar a ferramenta certa dependerá de como você estrutura seu tempo, que nível de percepção e controle você busca e o que deseja ganhar com o rastreamento da produtividade.

Os melhores temporizadores de produtividade disponíveis online

Ao mesmo tempo em que oferecem apenas um introdução ao mercado de temporizadores de produtividade, os exemplos a seguir mostram a variedade de diferentes abordagens e níveis de sofisticação que existem.

Pomodoro Tracker – para foco rápido e fácil

A técnica Pomodoro é uma abordagem altamente popular de gerenciamento de tempo, elogiada por sua acessibilidade. É ideal para aqueles que não têm certeza de como estruturar seu tempo ou lutam para se concentrar.

A premissa é simples: estabeleça 25 minutos para começar uma tarefa, seguidos de uma pausa de cinco minutos – e repita o processo continuamente. Usando porções de tempo pequenas e gerenciáveis, você pode se enganar e manter o foco por longos períodos.

O Pomodoro Tracker é uma boa opção para quem quer aderir ao método. Ele oferece um rastreador de tempo manual básico para contagem regressiva de incrementos de 25 minutos; basta clicar no botão para iniciar o cronômetro e digitar anotações sobre o que você fez quando o tempo acabar.

Be Focused – para estruturar seus progressos

O Be Focused adiciona uma camada organizacional aos temporizadores pomodoro básicos. Em vez de apenas iniciar uma unidade de tempo em branco, ele cria um formato de lista de tarefas para ajudá-lo a ficar consciente do que está fazendo.

Basta adicionar o que você precisa fazer, priorizar o que é importante e iniciar o cronômetro ao lado da tarefa quando estiver pronto para trabalhar nela.

Ele usa a mesma psicologia de escassez de tempo de contagem regressiva do Pomodoro Tracker para ajudá-lo a travar seu foco, mas oferece um pouco mais de personalização. Você pode alterar as durações do cronômetro padrão e pular as pausas quando quiser.

Dewo – para entender sua produtividade

O Dewo é um cronômetro de produtividade para aqueles que desejam entender a qualidade de seu desempenho e aprender como melhorá-lo – não apenas monitorar períodos de trabalho.

Ele rastreia automaticamente tudo em que você trabalha em segundo plano e usa inteligência artificial para fornecer estatísticas de produtividade e análises de desempenho interessantes.

Os usuários podem entrar e sair a qualquer momento para medir seu desempenho produtivo ao longo do tempo, ver onde e quando estão mais focados e identificar comportamentos improdutivos que consomem seu tempo.

Os usuários também podem iniciar “sessões de foco” sempre que quiserem se concentrar profundamente em uma tarefa, sem distração. Isso silencia todas as notificações de aplicativos da web e de desktop para proteger o foco durante a sessão.

Depois de terminar uma sessão, os usuários podem revisar as percepções de desempenho para ver como eles se saíram – de quantas vezes eles mudaram de contexto, até quais aplicativos de trabalho eles usaram mais.

Para finalizar

Se você é naturalmente distraído, a técnica pomodoro pode fornecer a estrutura de que você precisa para se manter focado e produtivo.

Ainda assim, o sistema não é para todos. Se você experimentar e descobrir que não é efetivo para você, há muitas outras técnicas de gerenciamento de tarefas a serem consideradas.

Lembre-se: a melhor abordagem para aumentar sua produtividade é experimentar, tanto com ferramentas quanto com técnicas, para encontrar um sistema que funcione perfeitamente para você.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments