Análise: A parceria entre Gaules-Omelete-Globo e a não-cobertura do caso GamerAntifa

O estranho silêncio nesse caso

Parceria entre Globo, Gaules e Omelete — Foto: Divulgação

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos

O caso da suspensão do GamerAntifa continua rendendo justamente pelo silêncio das partes – no caso, do Twitter e do streamer Gaules, um dos maiores do Brasil e um dos maiores do mundo na Twitch.

Vamos recapitular como tudo ocorreu:

Advogado Anderson, conhecido como GamerAntifa no Twitter, foi censurado no dia 19 de março de 2021. A censura completou quatro meses. Antifa foi suspenso porque criticou o streamer Alexandre Borba, o Gaules, da Twitch, sobre uma fala preconceituosa dele sobre o Movimento Sem Terra (MST). Fãs do streamer e militantes de direita denunciaram em massa a conta. O Twitter tirou do ar e não levou em consideração a liberdade de expressão e de crítica.

Isso você já sabe e o Drops de Jogos está cobrindo.

Mas vamos apontar alguns detalhes curiosos da história.

No dia 23 de abril de 2021, o TechTudo, da Globo, publica o único texto que pode ser considerado crítico ao streamer Gaules da empresa. O post cita casos de “cancelamentos” nos eSports e afirma o seguinte:

“Em uma live em 2019, O streamer afirmou que o MST só é bonito quando os ‘vagabundos’ invadem as residências dos outros, e questionou aos defensores ‘quantos sem teto você tem aí na sua casa?’. Além disso, o jogador assegurou que pobre brasileiro não tem saúde, saneamento básico e educação, mas tem ‘tudo que o capitalismo tem para dar’ , como televisão, micro-ondas, Internet a cabo e smartphone. Para completar, Gaules afirmou que ‘bandido bom é bandido morto’. As falas foram proferidas em uma live em 2019 e relembradas em março de 2021 em um tweet do ‘GamerAntifa’, que teve a conta suspensa. O streamer não se desculpou, nem demonstrou arrependimento, mas declarou ter consciência de que já falou muitas coisas erradas e tenta melhorar ‘todos os dias com ações'”.

Seis dias depois, em 29 de abril, o Globo Esporte publica um texto inacreditável pelo teor bajulatório em torno do streamer da Twitch com o título “Gaules no Gaulesverso“.

E traz a seguinte chamada: “Como o streamer mais popular do país se tornou mais humano, foi assistido por mais de 20 milhões de brasileiros e lançou sua própria legião de heróis improváveis”.

Trata seu personagem como uma “história de superação”, sem nenhum contraponto. Basta ler mais um trecho:

“A história de Alexandre ‘Gaules’ é de superação, mas você provavelmente já a leu, viu e ouviu uma dezenas de vezes. Os relatos de sua trajetória têm dominado a internet desde que o ex-jogador/treinador/dono de time/organizador de campeonatos explodiu com as transmissões de Counter-Strike: Global Offensive em 2018. Mas o que mudou daquele cara no quarto que conquistou um público, uma Tribo, para o colosso que acumula recordes de audiência, prêmios e é uma verdadeira empresa ambulante? Visto por muitos como um super-herói, ele se sente mais humano”.

Estranho? Calma que tem mais coisas.

Vamos voltar para um ano atrás.

Em 5 de agosto de 2020, Globo anuncia parceria com Gaules e Omelete no ESL Pro Tour. O anúncio foi publicado pelo mesmo Globo Esporte.

Há um site oficial da parceria. Você pode visitar aqui.

O texto da parceria traz o mesmo tom triunfal da matéria do Globo Esporte. E diz o seguinte:

“Com 378 milhões de minutos assistidos só no mês de fevereiro de 2020, o maior streamer de FPS do planeta agora faz parte do time Omelete Company. E, além de fazer análises, gameplays e transmissões ao vivo, Alexandre Gaules também vai trazer com exclusividade a Premier Blaster Series de CS:GO para o seu canal. Em uma parceria histórica, o Omelete, a Globo e o Gaules se juntaram para trazer um dos maiores campeonatos de eSports do mundo para o Brasil: o ESL Pro Tour de CS:GO. A chegada do Gaules.TV reforça a estratégia da companhia em se tornar uma marca multiplataformas e sinônimo no cenário de eSports”.

O “maior streamer de jogos de tiro do planeta”. Isso mesmo.

Isso talvez explique a cobertura tão tímida da Globo no caso GamerAntifa e, em abril, um texto totalmente elogioso sobre o streamer.

Gaules só foi se manifestar, de forma direta, através de sua assessoria, para uma reportagem da Folha de S.Paulo em 18 de julho de 2021.

A assessoria fala. Não o streamer.

O site The Enemy, que cobre games, eSports e é um dos maiores do Brasil, não aborda o assunto. O motivo? The Enemy é um site do Grupo Omelete, o mesmo que tem parceria com Gaules.

Há um ano.

Os fatos elencados nessa análise podem não ter uma relação direta, mas ajudam a elucidar algumas das possíveis razões para o silêncio das empresas envolvidas no caso.

E não há um problema, em si, de ser um grande streamer e ter parcerias com o Omelete e a Globo.

Mas não vale, por parte dessas empresas, fazer jornalismo no caso do Gaules? Jornalismo crítico?

Os envolvidos elencados neste texto podem responder. O espaço está aberto para manifestação de todas as partes. E sempre esteve.

Gaules e suas parcerias com Globo e Omelete. Foto: Reprodução

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments