Ao amigo Kao Tokio, felicidades pelo aniversário e prosperidade nos projetos

Nosso amigo, ex-editor de conteúdo e repórter especial Kao Tokio completa 55 anos hoje. Como não sou bom de cartum, resolvi resgatar um texto que escrevi nesta mesma data, em 2017, no Medium. Kao diz que anda mais afastado do Drops de Jogos, mas se este que vos escreve edita o site, ele certamente é a alma dele.

Foto: Rádio Geek

Segue o texto. 

Kao

Luis Cláudio Tocchio odeia que eu o chame desta forma. Botou na cabeça que quer ser chamado de Kao Tokio. Ele sabe que eu gosto de irritá-lo e provavelmente supõe que eu vou lembrar do seu nome verdadeiro nas primeiras linhas deste texto. Kao sabe que eu gosto de irritar as pessoas. É a minha forma de demonstrar carinho.

Apesar disso, eu corrijo as pessoas que falam seu apelido. É Kao, não é Cao e nem Caô. É só Kao. É como se escreve.

Apesar da simplicidade no jeito, é realmente surpreendente saber que meu sócio tem quase o dobro da minha idade e tem uma pele muito mais bem conservada do que a minha. Com sua voz de locutor de rádio e jeitão de apresentador de TV, é ele quem dá os gritos de abertura nos programas que montamos juntos. E compartilhamos nosso gosto e fascinação pelos jogos produzidos no Brasil.

Kao sabe dos meus problemas e eu sei os dele. Sabe como eu gosto de trabalhar e eu sei do método praticamente artístico dele. Kao é um sobrevivente dos emails que mandei para ele depois da criação do Drops de Jogos, às 3hrs da madrugada. Eram mensagens enormes cujo teor seria impublicável. São reclamações atrás de reclamações a respeito do estilo do texto dele. Vindo do meio acadêmico nas faculdades e do trabalho no SESC, o Kao é um cara que escrevia de um jeito um pouco rebuscado. Escrevia. Hoje ele escreve tão bem que os meus alertas são raros. Viraram apenas dicas.

Kao sabe que eu não sou um cara nada fácil. Sabe das minhas explosões de fúria, das minhas orientações mais duras quando conversamos que eu iria coordenar o Drops de Jogos. Nosso sócio mútuo, o Moacyr, teve muita sorte de nos apresentar e incentivar o trabalho em conjunto.

Acho que, salvo algumas exceções, eu nunca tinha encontrado alguém antes com quem trabalhasse tão bem.

E nem alguém tão companheiro quanto o Kao.

E o Kao desenha, faz cartum, tira sarro da minha cara e me ouve quando preciso. E dá as orientações precisas quando sou eu quem preciso ouvir.

Costumamos tomar cervejas num bar próximo do Minhocão, no centro de São Paulo. Nas conversas, sinto da parte do Kao Tokio uma verdadeira missão que nos incubimos ao criar o site Drops de Jogos, ter conseguido as parcerias que conseguimos e manter as atualizações diárias.

Estamos comprometidos em divulgar os jogos feitos no Brasil e a cultura dita “gamer” de uma maneira mais séria, abrangente e profunda.

Cobrir localmente para entender globalmente.

Amigos vão e vem. Mas o Kao Tokio é um amigo e um sócio com quem eu construí uma missão profissional e cidadã. Estamos numa jornada dura, tomando paulada diariamente, mas sem perder o nosso norte.

As pessoas importantes eu quase sempre registro em texto. Por isso este tema.

Feliz aniversário, meu caro.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura