Capa da HQ Miracleman: The Silver Age, de Neil Gaiman e Mark Buckingham (Imagem: Divulgação)
Mais uma editora está cortando relações com o trabalho do escrito Neil Gaiman. Desta vez é a Marvel, que confirmou não estar mais trabalhando no lançamento do último arco de histórias para Miracleman.
A decisão foi confirmada Tom Brevoort, vice-presidente da Marvel, na edição #149 da newsletter que ele mantém no Substack. Na edição onde ele respondeu perguntas que os fãs enviaram por e-mail ou pelas redes sociais, Brevoort foi indagado sob o status de Miracleman: The Dark Age. Sem fugir da resposta, ele afirmou que no momento a produção está parada e ninguém mais está mexendo com essa história.
Ainda que o executivo não tenha afirmado que o título foi definitivamente cancelado, ele confirmou que não há previsão de quando (ou se) os trabalhos para o lançamento do arco final de Miracleman será retomado.
Esta é apenas mais uma das inúmeras empresas e pessoas que estão cortando laços com Neil Gaiman desde que ele foi acusado de abusar sexualmente de 8 mulheres. Aqui no Brasil, a Dark Horse e a Intrínseca já avisaram que não vão publicar mais nada do autor.
Criado em 1954 por Mick Anglo com o nome de Marvelman, o herói ficou conhecido como Miracleman em 1982 quando Alan Moore assumiu o comando das histórias. Além de mudar o nome do personagem, Moore deu a ele o “tratamento Alan Moore de quadrinhos”, trazendo o personagem para um mundo mais próximo da ficção científica e com várias críticas sociais. E Miracleman recebeu um final bem ao estilo Watchmen: o herói se juntou a um bando de alienígenas, se assumiram como deuses perante a sociedade e acabaram com a fome e a pobreza do mundo.
Em 1990, Neil Gaiman assumiu a revista para continuar o trabalho de Moore. Ele e o desenhista Mark Buckingham planejaram finalizar a história em mais três arcos: The Golden Age, The Silver Age e The Dark Age. Esses arcos mostrariam os dias de glória do personagem e finalizariam com uma inevitável queda.
O problema é que, em 1993, a editora responsável pela publicação faliu. Durante as próximas duas décadas, os direitos sobre o personagem Miracleman estavam em disputa judicial. Foi apenas em 2014 que a Marvel conseguiu adquirir todos os direitos de publicação do personagem. Em 2022, Gaiman e Buckingham retomaram o trabalho que havia sido atrapalhado na década de 1990 e conseguiram finalmente finalizar o arco The Silver Age.
Desde então, eles estavam trabalhando para a publicação do último arco de histórias do personagem (The Dark Age). Mas as acusações que surgiram contra Gaiman podem acabar selando o destino de Miracleman para sempre.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Obras antifascistas
Novos recursos e seus riscos
Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?