Cultura

Arquivo Nacional recebe doação privada com amplo acervo sobre história afro-brasileira

Da Agência Gov. O Arquivo Nacional recebeu em doação um conjunto documental de grande relevância para a história da cultura afro-brasileira. O acervo pertence ao Centro de Estudos e Pesquisas de Cultura Iorubá, também conhecido como Instituto de Cultura Iorubá, fundado em janeiro de 1977 e dedicado à divulgação da cultura afro-brasileira no Brasil e no exterior.

O material foi reunido ao longo de décadas pelo jornalista, antropólogo e babalawô Fernandez Portugal Filho, que o destinou ao Arquivo Nacional em duas etapas: o primeiro lote em 1999 e o segundo em junho de 2025, ambos constituídos por documentos textuais. Há também documentos sonoros e audiovisuais acumulados pelo sr. Fernandez, que se encontram em vias de aquisição pelo Arquivo Nacional. A entrada deste acervo privado contribui para a ampliação da diversidade de documentos sob a guarda da instituição.

O primeiro lote é composto, principalmente, por recortes de jornais, informativos, convites, material bibliográfico, folhetos e divulgações de eventos relacionados à arte e cultura negra, à luta contra a discriminação racial, à saúde da população negra, ao feminismo, à política e ao movimento negro. O conjunto inclui também materiais de campanhas eleitorais de candidatos envolvidos nas pautas raciais.

A maior parte do acervo, entretanto, integra o segundo lote, que reúne documentos textuais sobre religiosidade afro-brasileira, com especial destaque para registros sobre a Umbanda e para a atuação de entidades e organizações ligadas a essa tradição. O material inclui ainda documentos sobre debates políticos e institucionais relacionados às religiões de matriz africana no Brasil.

A documentação está em tratamento pela Divisão de Processamento Técnico de Documentos Privados, que realizou, na última segunda-feira, dia 17 de novembro, uma entrevista com o sr. Fernandez Portugal Filho para conhecer o processo de formação do acervo.

A aquisição deste acervo concorre para novas leituras da história do Brasil ao incorporar narrativas e experiências que por muito tempo permaneceram à margem dos registros oficiais. Sua organização e posterior disponibilização ao público ampliam o acesso a fontes que permitam compreender outras camadas da nossa história, debate premente que vai ao encontro das discussões realizadas na semana da Consciência Negra.

Link: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/copy_of_noticias/acervo-do-instituto-de-cultura-ioruba-passa-a-integrar-o-arquivo-nacional

Drops

Drops é um site de notícias, games, entretenimento, cultura, ciência, tecnologia e inovação. Criado por Pedro Zambarda em 2015 como o site Drops de Jogos. Dedica-se a notícias curtas (os drops), reportagens exclusivas, em profundidade, pesquisas com o público e análises. É parceiro do Portal Uai, do jornal O Estado de Minas, dos Diários Associados.

Posts Recentes

Algoritmos de streaming já moldam identidade e hábitos da Geração Z, diz estudo

Acha que escolhe o que vê? Errou! Estudo mostra que o algoritmo te molda mais…

21 horas atrás

Primeiro dia da South America League de R6 termina com W7M classificada para o mundial e vitórias da FURIA e Team Liquid

As seis equipes finalistas do torneio sul-americano de Rainbow Six Siege X entraram no servidor…

1 dia atrás

Festival de Cinema do Brics começou no Ceará

Até domingo serão apresentados filmes produzidos por sete países

1 dia atrás

Mentoria no MICBR ajuda artistas e artesãos a melhorarem seus negócios

Evento vai até domingo (7) no Centro Dragão do Mar em Fortaleza

1 dia atrás

Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros

Apenas 62% moram em ruas com capacidade para ônibus e caminhão

1 dia atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!