Cultura

Artigo de Érika Caramello com estudante analisa fatores humanos no desempenho da LOUD no game LoL

Tierry Willis Yunde Souza, estudante do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, e Érika Fernanda Caramello, cofundadora da Rede Progressista de Games e professora doutora na Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba e orientadora, publicaram um artigo na Revista Brasileira do Desporto Eletrônico.

A publicação, de Carlos Gama, tem o título “CIÊNCIA DE DADOSE FATORES HUMANOS NO DESEMPENHO COMPETITIVO DA LOUD EM LEAGUE OF LEGENDS“, é republicada neste Drops de Jogos com permissão dos autores e da revista.

Este artigo analisa o papel da ciência de dados no desempenho competitivo da equipe brasileira LOUD durante o terceiro split da LTA Sul de 2025 em League of Legends (LoL). Quais dados são relevantes para mensurar o desempenho de equipes de esports no LoL e como a integração entre variáveis técnicas e fatores humanos potencializa resultados competitivos na equipe LOUD? Assim, tem-se como objetivo geral compreender em que medida a aplicação de ciência de dados contribui para a melhoria do rendimento competitivo e o impacto da sinergia entre dados e aspectos humanos nos resultados da LOUD. Os objetivos específicos incluem: conceituar brevemente os esports, apresentar o jogo LoL e suas métricas analíticas individuais e coletivas mais representativas, examinar o processo de integração entre análise de dados e elementos humanos, e discutir os desafios da comunicação de dados na equipe.

(…)

Nos últimos anos, os esportes eletrônicos (esports) seconsolidaram como um fenômeno global de grande relevância cultural, econômica e midiática. As transmissões ao vivo em diversas plataformas juntamente com o engajamento de milhões de espectadores em todo o mundo, transformou os esportsem um dos pilares daeconomia (Scholz, 2019).

A ascensão dos esportes eletrônicos (esports) é impulsionada por três elementos principais: os jogos, as equipes/ times e as transmissões. Jogos desenvolvidos para o público competitivo, times bem estruturados e uma boa infraestrutura de streamingsão o que atraem a audiência do público de todo o mundo (Hamari; Sjoblom, 2017). Dentro dos jogos de esports, um dos gamesde maior destaque é o League of Legends(2009), também conhecido pela sigla LoL, lançado pela empresa estadunidense Riot Games, que se tornou extremamente popular e um exemplo de profissionalismo no setor.

No Brasil, o cenário competitivo se consolidou com o Campeonato Brasileiro de League of Legends(CBLoL). Porém, em 2025, passou por uma transformação, ao se transformar em LTA Sul, sigla que integra o League of Legends Championship of The Americas(LTA). 

(…)

Neste estudo, são analisadas métricas individuais e coletivas, com o intuito de capturar tanto o desempenho pessoal quanto do time como um todo.As métricas coletivas analisadas são:

Towers(%TW): eficiência em derrubar torres;

Dragons(% DRG): taxa de conquista de dragões;

Barão Nashor (% BN): taxa de abates de barão Nashor;

Atakhan (%AT): taxa de execução de Atakhan.

As métricas individuais analisadas são:

Kills / Deaths / Assists(KDA): mede a média entre abates, assistências e mortes na partida;

Creep Scoreper Minute(CSPM): indicador da eficiência do jogador em farmar minions ou monstros neutros, essencial para obtenção de experiência;

Damageper Minute(DPM): dano causado por minuto, mostra a capacidade de dano contínuo do jogador;

Wards placed(%WP): essencial para o controle de visão do time no mapa;

Wards killed(%WK): importante para negação de visão para o time inimigo;

Ouro por minuto (Earned gpm): reflete a eficiência econômica do jogador e sua capacidade de gerar recursos para si e para a equipe.

(…)

As médias das métricas coletivas indicam um desempenho estável da LOUD, a média de torres derrubadas foi de 6,58,indicando forte pressão nas lanes e rotação em grupo para abrir o mapa. A média de 2,68 dragões por jogo, evidencia o controle consistente da rota inferior. Barão Nashor com média baixa de 0,19, revela que poucas partidas alcançaram late game, ou que o time optou por evitar riscos em fases decisivas. Por fim, a média de Atakhan com 0,63, mostra a prioridade e eficiência no controle e abate do objetivo. Nota-se que as métricas revelam que as partidas com maior valor de torres, dragões, barão e Atakhan, consequentemente resultaram em vitória.

(…)

As métricas coletivas analisadas, como dragões, torres e Atakhans, evidenciaram a evolução da LOUD ao longo do split, o que indica bom progresso tático, boa leitura de mapas e coordenação nas rotas, mesmo que a equipe tenha sido eliminada. Enquanto a métrica de barão Nashor evidenciou a dificuldade da equipe em controle, rotação e posicionamento em torno desse objetivo, ponto que pode ser melhorado no futuro.

(…)

A entrevista em profundidade com o cientista de dados Tiago Táparo (2025) revelou que a comunicação e a boa transformação de dados em informações, são fundamentais para o sucesso da análise. Os dados transformam-se em informações úteis quando traduzidos em conhecimento aplicável dentro de um processo que considera e se apoia nos fatores humanos. Assim, a colaboração entre as áreas de ciência de dados, psicologia e performance se revela importante para o rendimento competitivo.

(…)

Leia o artigo na íntegra aqui.

Drops de Jogos

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!