Olha, eu sou a primeira pessoa a admitir que os filmes da franquia Premonição me deixaram traumatizado para o resto da vida. Mas se tem algo que esses filmes tem mais do que cenas chocantes de mortes são cenas hilárias de mortes.
Quando um filme de terror se vale de cenas chocantes para cativar seu público ele precisa seguir uma linha tênue: a morte não pode ser tão comum a ponto de não causar nenhuma reação, mas também se for muito extravagante é possível que ela se torne algo cômico ao invés de trágico. E, em diversos casos, os filmes de Premonição ultrapassaram essa linha e caíram totalmente no lado cômico.
Por isso, resolvi fazer esse ranking das mortes mais ridículas nos filmes da franquia.
ATENÇÃO: Daqui pra frente teremos spoilers óbvios sobre os cinco primeiros filmes da franquia Premonição. Nenhuma das mortes citadas aqui acontecem em Premonição 6: Laços de Sangue. Então este é um texto “seguro” para quem ainda não assistiu ao filme mais recente.
10 – Esmagado por vidro (Premonição 2)
Esta é uma morte que tem muito potencial para ser apenas traumática, mas acaba esbarrando um pouquinho para o lado cômico por causa do elemento provocador de tudo ser um rapaz brincando de “pegue o pombo” quando ele já deveria ter mais maturidade para não fazer isso (e eu posso falar com propriedade porque com quase 40 anos nas costas eu também não tenho maturidade para não correr atrás de um pombo quando vejo um na rua).
Outra coisa que torna ela mais cômica do que trágica é a placa de vidro funcionar quase que como uma prensa hidráulica, transformando o rapaz em uma verdadeira pasta de sangue e vísceras. A cena toda parece um possível fatality de cenário de Mortal Kombat, e é regra é clara: se uma morte parece algo saído de Mortal Kombat, ela é mais cômica do que trágica.
09 – Morte por airbag (Premonição 2)
Essa é uma cena que pode ser resumida em um único “por que”, como em “por que o bombeiro enfiou a serra com tanta força no carro a ponto de acionar o air bag”? Eu tenho certeza que a ideia do diretor era que essa cena fosse um jump scare, mas o resultado final ficou tão sem lógica que terminou parecendo uma esquete de comédia.
Eu só fico imaginando a Morte fumando um cigarro ali do lado e, quando essa cena acontece, ela apenas olha pro lado e diz “Ei! Tive culpa nenhuma nessa não. Essa bota na conta do rapaz de uniforme, faz favor.” Porque, sério, até eu que nunca passei por nenhum treinamento de resgatista sei que você não deve bater tão forte na frente de um carro se não quiser que o airbag seja acionado.
08 – Acidente na cozinha (Premonição)
A cena toda é uma verdadeira máquina de Rude Goldberg: começa pelo choque térmico na caneca que faz com que ela rache e pingue vodka pela casa e dentro do monitor do computador, que explode em estilhaços que atingem o pescoço da moça, que cambaleia até a cozinha apenas para ver ela pegar fogo, ter uma faca enfiada no peito e ver uma pequena explosão empurrar uma cadeira para garantir que a lâmina irá atravessar o coração.
E sabe o que é que todas as formas de máquinas de Rude Goldberg tem em comum? Elas são ridículas. E essa cena de morte não é uma exceção.
07 – Explodido no churrasco (Premonição 2)
Essa cena provavelmente é um tanto traumática para a realidade estadunidense, já que lá eles costumam usar churrasqueiras ao ar livre alimentadas por tanques de propano (mais uma daquelas decisões com índice VDM elevado e que só existem num país sem saúde pública acessível a todos).
Mas aqui no Brasil? Aqui a gente tem orgulho de fazer um dos melhores churrasco do mundo apenas no carvão, então é fácil dar risada de uma cena dessas. Que atire a primeira pedra quem nunca queimou a sobrancelha tentando acender aquele carvão aberto que sobrou de um churrasco de dois anos atrás, mas nenhum BR que se preze corre o risco de explodir porque tava assando uma carne. E o fato de que o cara provavelmente explodiu assando hambúrguer e salsicha na grelha deixa tudo mais engraçado.
06 – Atropelado no drive-through (Premonição 3)
Mais uma daquelas cenas que poderiam ser traumáticas mas acabam caindo pro ridículo. Um caminhão desgovernado acertar uma fila de carros no drive through é um medo desbloqueado – afinal, você não tem pra onde fugir ali.
Mas quando essa cena resulta no motor funcionando de uma pickup atravessar o capô e acertar a cabeça do motorista do carro da frente com a hélice ainda girando? Aí isso parece uma cena saída direto dos Looney Tunes.
05 – Esmagado por aparelho de musculação (Premonição 3)
Uma coisa que sempre me faz rir nesses filmes é quando uma morte acontece por arrogância dos personagens – e esse é um claro exemplo disso. Após umas espadas caírem e não acontecer nada, o cara tem certeza que venceu a morte – apenas para ter a cabeça esmagada pelo próprio aparelho de musculação.
Outro motivo que torna essa morte ridícula é que, se você descrever “personagem se sente o pica das galáxias e tem a cabeça esmagada por aparelho de musculação” fica parecendo algo que o Coyote faria. E a regra é clara: se uma cena continua fazendo sentido se você substituir o personagem dela pelo Coyote, ela é ridícula.
04 – Cirurgia de olho (Premonição 5)
Aqui a gente já começa a chegar naquelas mortes que são apenas ridículas. E quando falamos de mortes ridículas, uma das primeiras que vêm à mente é a cirurgia ocular de Premonição 5.
Primeiro, é ridículo imaginar que esses laser de cirurgia funcionam como um sabre de luz de forma quase que automática; segundo, é ridículo imaginar que uma tomada que tem um equipamento de proteção contra curtos vai fazer o aparelho ligar quando acontece um curto, e não desligar toda a energia daquela tomada; e terceiro, é ridículo achar que um vidro daqueles iria quebrar só porque alguém tropeçou perto dele. Você já foi em um prédio que tem esses vidros? Eles são grossos. Tipo, bem grossos. E se alguém tropeça perto de um que já não esteja rachado ou semi-quebrado, é muito, mas muito mais provável que a pessoa bata nele e caia pra trás do que o atravesse em um mergulho para o asfalto.
03 – Fatiado por arame farpado (Premonição 2)
Não tem nem o que comentar aqui: uma explosão que lança uma cerca de arame farpado inteira em alta velocidade para cortar uma pessoa em meia dúzia de pedaços? Me desculpe, mas isso é um fatality de Mortal Kombat. E como já sabemos, se uma morte parece ser um fatality de Mortal Kombat, ela é ridícula.
02 – Sugado pela piscina (Premonição 4)
Outra morte que a necessidade de tornar ela ainda mais traumática só serve para deixá-la ridícula. O ralo da piscina que suga a pessoa com uma força que não deixa ela sair e acaba morrendo afogada? Traumático. Esse mesmo ralo ter pressão suficiente para esmigalhar todos os ossos de um homem adulto e puxar ele inteiro por um cano de uns 20 cm de diâmetro? Isso já é algo que segue as regras dos Looney Tunes, e por isso é extremamente ridículo.
01 – Morte por ginástica (Premonição 5)
Não preciso nem comentar nada, né? É só ver o vídeo e morrer na risada.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.